Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

As guitarras são instrumentos icônicos que estão no centro da revolução musical, há várias gerações, e contam uma história rica e vibrante de inovação e paixão. Desde as suas origens humildes, até à sua ascensão a estrela dos palcos de todo o mundo, a guitarra é um verdadeiro símbolo da evolução da música. Hoje, vamos mergulhar na história da guitarra para descobrir como este instrumento de cordas se adaptou e se transformou ao longo do tempo.

Como origens

A guitarra é um instrumento milenar, com antecessores presentes em diversas culturas do mundo. O nome "guitarra" deriva do grego "kithara", mas foi através dos árabes que chegou a Portugal, sendo conhecido pelos árabes como "qitara", termo utilizado para designar estes instrumentos de cordas com braço de madeira, da família das cítaras. Embora as violas e as guitarras sejam muitas vezes confundidas entre si, estes instrumentos variam principalmente no tamanho, forma, som e número de cordas, sendo as violas mais pequenas e com um som mais agudo. As guitarras pertencem a uma família de instrumentos que vão desde as liras da Grécia antiga até aos alaúdes do Médio Oriente, e foram os precursores da guitarra portuguesa que hoje conhecemos e adoramos. No entanto, foi durante o período medieval que a guitarra sofreu um acentuado desenvolvimento técnico, dando origem a várias subfamílias deste instrumento, em especial no Velho Continente.

Os mestres da guitarra acústica

Durante os séculos XVII e XVIII, a guitarra acústica evoluiu bastante na forma e na qualidade do som. Os luthiers, mestres na arte de fazer estes instrumentos, desempenharam um papel importante nesta mudança, introduzindo novos materiais e técnicas. A guitarra acústica tornou-se assim mais ressonante e expressiva, conquistando os corações de todos à sua volta.

Uma revolução elétrica

O século XX marcou o início de uma nova era para a guitarra, com a invenção da guitarra elétrica. Esta inovação revolucionou a música, abrindo caminho para novos gêneros como o rock'n'roll , o blues e o jazz. A guitarra elétrica, com a sua capacidade de amplificar o som, permitiu aos músicos expressarem-se de formas que antes eram impossíveis, dando origem a lendas como Jimi Hendrix, Eric Clapton e muitos outros.

A era dos ícones

Algumas guitarras tornaram-se verdadeiros ícones, imediatamente reconhecíveis pelas suas silhuetas e sons distintos. A Fender Stratocaster, com o seu design revolucionário e som versátil, tornou-se uma das favoritas entre guitarristas de vários géneros. A Gibson Les Paul, por outro lado, é célebre pelo seu som rico e quente, tornando-a uma escolha popular no mundo do rock . Estes instrumentos não são apenas ferramentas musicais, mas símbolos de uma época.

A guitarra no século XXI

Atualmente, os fabricantes de guitarras têm explorado novos materiais, tecnologias e processos de construção. Guitarras eletrônicas com funcionalidades digitais, tecnologias de modelagem de som e instrumentos híbridos, que misturam partes acústicas e eletrônicas, são apenas algumas das inovações que influenciam o futuro da guitarra. Esta invenção contínua garante que a guitarra seja relevante e popular entre artistas de todas as gerações.

Conclusão

A história da guitarra é uma história de progresso constante e de paixão pela música. Desde a sua criação, a guitarra tem sido uma companheira constante na viagem musical da humanidade e continua a ser um dos instrumentos mais influentes e versáteis da atualidade. Quer se trate de uma balada delicada ou de um solo arrebatador, a guitarra continua a inspirar, a emocionar e a unir pessoas em todo o mundo.

Para os entusiastas da música, a história da guitarra é mais do que uma coleção de avanços tecnológicos: é uma fonte de inspiração. Em cada acorde ressoa a paixão dos músicos que moldaram a história da música. A guitarra, em todas as suas formas, continua a desempenhar um papel central na evolução da música, um símbolo intemporal da criatividade humana e da nossa procura incessante de nos expressarmos.

Autor: Filipe Bragança

Foto: dall-e

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante