A Câmara Municipal da Praia da Vitória garante estar disponível para apoiar a Junta de Freguesia da Agualva na candidatura à GRATER, que prevê a recuperação de antigos moinhos devolutos existentes na freguesia, dada a importante identidade cultural e histórica que estes comportam.
A garantia foi dada pela Presidente da Autarquia Praiense, Vânia Ferreira, no âmbito do ciclo de visitas “Aproximar o Poder Local”, que decorreu esta sexta-feira, dia 26, na freguesia da Agualva, onde ficou também a conhecer outras pretensões desta Junta de Freguesia.
“Durante a reunião que tivemos com o executivo da Junta de Freguesia da Agualva, ficamos a conhecer vários projetos a serem levados a cabo pela mesma, mas que dependem de candidaturas à GRATER. O projeto para a recuperação de moinhos que atualmente se encontram destruídos e abandonados foi o que mais nos despertou a atenção, devido à componente histórica e cultural que estes têm, especialmente nesta freguesia, mas também no nosso concelho”, refere a edil praiense.
Vânia Ferreira afirma ainda que a Câmara Municipal da Praia da Vitória está “disponível para prestar apoio técnico e de assessoria” à Junta da Freguesia da Agualva, até porque tem noção de que “estes são processos burocráticos morosos e com algum nível de complexidade, que requerem conhecimento na matéria legal”, e que nem sempre “estão ao alcance dos elementos dos executivos da Junta de Freguesia, o que é perfeitamente normal”.
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória tomou conhecimento também da candidatura da Junta de Freguesia da Agualva ao Regulamento de Apoio às Freguesias no Âmbito da Promoção e Salvaguarda dos interesses próprios das populações para 2023, destacando a “assiduidade” e” pertinência” daquilo a que se candidata.
“Fomentar a cooperação entre o Município e as freguesias foi sempre um dos pilares da nossa atuação. Hoje, ficamos a conhecer uma série de objetivos e ideias para Agualva que vão ao encontro daquilo que queremos para os nossos munícipes: a qualidade de vida e bem-estar”, frisou a autarca praiense.
O executivo camarário visitou também a rua da Agualva-Cacém, que foi recentemente alvo de beneficiação, e onde ficaram a conhecer a zona já asfaltada. Foi visitada também a zona da Alagoa.
Durante a habitual reunião com as instituições da freguesia, Vânia Ferreira tomou nota das reivindicações dos representantes destas forças vivas, e deixou também o seu agradecimento pela “dinâmica social vivida na freguesia”. Fonte CMPV