Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Peixe do meu quintal

O Inverno da Esperança

Um retrocesso civilizacional incomparável, é aquele que há meses se vem combatendo através das mais variadas e severas sanções aplicadas à Federação Russa pela sua desmedida evasão à sua vizinha Ucrânia.

Embora o mundo nunca estivesse em Paz completa e total, havia no entanto o espaço para melhorar e progredir esta ou aquela situação mais carenciada em termos de elementos básicos contributivos à paz social e coletiva.

Com os calamitosos erros cometidos pela ingenuidade do mundo ocidental, este deixou-se enganar e até mordeu todos os iscos lançados por dirigentes pouco escrupulosos. Foi o caso dos acordos da senhora Angela Merkel, então governanta decisora dos destinos da Alemanha, para o fornecimento russo de gás para uma parte importante da Europa. Acordos feitos com o astuto e mentiroso Putin, cuja singularidade no nome se assemelha à de Hitler ou Estaline ou mesmo Rasputin.

De seguida e na ânsia de ficar na História alemã com nome relevante, a senhora Merkel terminou quase completamente com a energia a carvão, em parte pressionada pela “opinião verde” interna e internacional.

A História lembra-nos de que Hitler fez acordos anteriores à 2ª Guerra, nomeadamente com Estaline:

“Em 24 de agosto de 1939, o ministro nazi dos Negócios Estrangeiros assinava em Moscovo um pacto designado como "de não-agressão". Mas o pacto não era só isso: ele tinha um protocolo adicional ultrassecreto, que partilhava territórios na costa do Báltico. Meio século depois, o Parlamento soviético dos finais da Guerra Fria repudiou-o. Decorridos mais 30 anos, Putin quer reabilitá-lo.” (RTP, 23ago2019)

Aproxima-se o inverno longo e frio para muitos países e com ele, a colheita das desgraças semeadas no princípio do ano 2022, sem que o mais genial pensador ou analista político desse conta das tenebrosas intenções de Putin. Asfixiando os mais ricos da Europa, poderia tomar os vizinhos que entendesse. A sua chantagem energética funcionaria. Sem o combustível proveniente na sua maior parte (gás) da Rússia, algumas democracias ingénuas vão passar um mau bocado durante os frios invernais que se aproximam. Putin apanhou todos desprevenidos, ao atraiçoar os acordos feitos. A sua demência militarizada e desenvolvida pelo forte trauma narcisista, irá provocar enorme calamidade sem que ninguém ouse confrontar tal monstruosidade.

A cobardia é total, tanto mais que muitas das armas perigosas estão em mãos erradas. O continuado recrutamento militar de Putin para o engrossamento do exército russo, só terminará em desastre global. É essencial parar essa abstração racional, nem que para tal se recorra aos meios menos convencionais em democracia. Uma questão de sobrevivência global.

José Soares

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante