Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Crónica do tempo que passa (81)

O Terceiro Ciclo da Autonomia Açoriana já chegou

Começou da melhor maneira a celebração do Dia dos Açores, que teve lugar na passada Segunda-Feira de Pentecostes, na Assembleia Legislativa Regional, a qual nos fez recordar os primórdios da fundação do regime. Desde 1976  foi, durante alguns anos, sentido por muitos como uma dádiva para o promissor futuro das ilhas. Então, muito se falava e discutia, com vivo entusiasmo sobre o desenvolvimento harmónico de todas as ilhas e da união dos açorianos. Disso, daremos conta na próxima crónica.

Por aquilo que lemos, ouvimos e vimos pelo directo da Assembleia, só podemos elogiar e desejar que, em próximos anos, outras comemorações sejam tão interessantes, plurais, cordiais e lindas como esta, que  inicia um novo estilo de vida política no nosso arquipélago. 

Pela primeira vez, na história da autonomia regional, tivemos a maior representação social e a mais variada visão dos problemas das nossas comunidades insulares. Foi um momento inédito, como sublinharam os Presidentes da Assembleia e  do Governo, assim como outros oradores intervenientes com discursos que vale a pena ter em consideração, pois eles poderão até constituir, no futuro, marcos importantes da transformação profunda que, a partir deste ciclo, urge fazer na prática política e na administração das ilhas açóricas.

O apelo à união e contra os bairrismos foi a tónica dominante dos dez discursos proferidos no Parlamento da cidade da Horta, este sim a verdadeira “Casa da autonomia” como se ouviu e não a outra para a qual  perdulária e polemicamente se investiram milhões de euros, de forma leviana e precipitada, para inchar os egos de alguns vaidosos, e evocadores de factos, hoje tidos como lamentáveis, e dignos de condenação, quando existe tanta pobreza nas ilhas, como é visível nalgumas como São Miguel e Terceira, e que os números estatísticos comprovam.

A celebração foi linda, com um rico ramalhete de flores que nos ofereceram, nestes dias tristes de isolamento, a que temos estado sujeitos e com tantas privações, tantos projectos adiados, e tantos problemas que vieram agravar, ainda mais, a já difícil vida dos nossos conterrâneos. O tom e a oratória utilizados foram, também, adequados ao contexto de expectativa, tolerância e esperança que se vive nas ilhas desde Outubro passado. A quase totalidade dos 10 discursos proferidos  foi agradável de se ouvir, o mesmo não aconteceu aquando da apresentação do Plano e Orçamento, como escrevemos neste jornal na crónica anterior.

E em dia de festa e de celebração falou-se também da açorianidade, conceito que urge utilizar com moderação e sem abusos, psitacismos, redundâncias, mesmo com o respaldo de citações de Vitorino Nemésio, elas não são, às vezes adequadas, ao  que o eminente escritor entendia por ”açorianidade, nem ao significado desta última na sua obra. Esse conceito é complexo e não pode ficar apenas centrado em simples artigos de jornal, publicados em 1975. Esse conceito tem sido, indevidamente, apropriado para fins políticos interesseiros ocasionais.

No contexto actual é mais útil, aconselhável, não tornar a cair em teorizações estéreis como aconteceu no passado, de que alguns de nós ainda nos lembramos bem. Como temos escrito amiúde, os açorianos de todas as ilhas (a insularidade e açorianidade não são encaradas da mesma maneira, em todas as ilhas), mais do que discursos mesmo harmoniosos ou eloquentes,  como os referidos na cerimónia oficial do Dia dos Açores, o que eles querem para as suas vidas é ter obras realizadas, usufruir dos progressos técnicos, científicos e culturais, ver as  promessas que lhes fizeram serem cumpridas, sentir liberdade de se exprimirem e serem ouvidos como cidadãos, receber justiça e equidade nas decisões dos governantes, erradicar as assimetrias do desenvolvimento insular, resultante do egoísmo de uns poucos, e do centralismo monopolista e capitalista regional que, em vez de debelar essas assimetrias, como previsto e prometido, aumentou ainda mais, nas últimas duas décadas, com os governos  apoiados por um partido dito socialista. Tal facto é deveras surpreendente, no pior sentido do termo.

Necessidade de conhecimento mútuo

É fundamental dar a conhecer a realidade do nosso arquipélago, com nove pequenas ilhas dispersas, numa distância de cerca de 600 quilómetros de um extremo ao outro do mesmo. Esse conhecimento e intercâmbio é agora considerado como alavanca essencial, diríamos mesmo, uma pedra angular do desenvolvimento integral das ilhas, e não como simples medida emblemática da coligação PSD, CDS-PP e PPM.

É preciso aplicar os conhecimentos ao dispor de todos e, sobretudo dos jovens, alguns deles bem qualificados e desejosos de serem convocados para os ingentes trabalhos que temos pela frente, neste novo ciclo autonómico. O futuro será o que os habitantes amantes  destas ilhas quiserem. Os governos sozinhos pouco poderão fazer, se os açorianos de nascimento ou de coração não derem o seu indispensável contributo empenhando-se,  com determinação e entusiasmo, pelo bem comum que deve ser de todos e sem discriminações geográficas ou de qualquer outra espécie.

Para isso,  é imperioso e imprescindível dar a conhecer os problemas das pessoas e das comunidades, que habitam estas terras encantadoras e, por vezes, tão difíceis de se entenderem. É mister conhecê-las bem e ir ao seu encontro não só nos anos de eleições. As barreiras já não são como as que os mais velhos conheceram, antes de 1976. A recente medida da tarifa de 60 euros, para os residentes, marca um avanço qualitativo considerável para esse conhecimento, para o inestimável convívio e para o incremento das economias das mais pequenas ilhas, algumas delas em preocupante processo de desertificação.

A união dos açorianos e as rivalidades são antigas, existem ainda, mas é preciso extirpá-las. Isso não será fácil  de conseguir. Se não se aprofundar o sentido do que se deve entender por “comunidades insulares” e por autonomia democrática regional ou por ”espírito açoriano”, continuaremos a debitar  rosários de lamentações, lugares comuns, disparates e recriminações em série, ou constantes choraminguices que, até hoje, nada de benéfico nos trouxeram.

Não à macrocefalia dos serviços públicos

Autonomia, Insularidade, Açorianidade são termos que necessitam de ser postos em prática, com efeitos sentidos no dia a dia das pessoas, com a adopção de novas políticas descentralizadoras, apropriadas a cada território,  criando-se assim riqueza e mais postos de trabalho. E não fazendo a concentração sistemática dos serviços públicos oficiais, contribuindo, tão-só, para o progresso monopolar e parcialmente bipolar, privilegiando uma ou duas ilhas mais povoadas, preterindo-se as demais mais frágeis.

 Pouco importam as enunciações de medidas a aplicar, se estas não forem sentidas como úteis e sólidos instrumentos ou eficientes ferramentas para o progresso das populações. A forma de exercer a autonomia  é,  por isso e para isso, determinante,  exigindo-se a participação dos governos, dos eleitos regionais, municipais, locais e, naturalmente, dos cidadãos eleitores. A construção da autonomia ou da democracia não é pertença ou exclusivo dos partidos políticos apenas, mas  pertence, igualmente, aos cidadãos independentes.

 Os que não votam são, por enquanto, livres de o fazerem, contudo não têm moral nem direito para exigir ou barafustar, sem nada terem dado em troca. Só limando as arestas e com o contributo de todos evitaremos os rochedos e chegaremos a bom porto sãos e salvos.

Findamos com a transcrição de uma pequenina passagem, extraída de uma notável comunicação de 23 páginas, apresentada no dia 19.12.1976, em Ponta Delgada, por um grande paladino e intransigente lutador pela Autonomia dos Açores, o Dr. Cândido Pamplona Forjaz, nosso antigo e muito estimado Professor, e também colaborador entusiasta deste quinzenário (ver o seu incentivo aos jovens obreiros do Jornal da Praia, Ano I nº 3 de 27.05. 1982, inserto na nossa edição de 8.07.2016, p.5, por ocasião do 34º aniversário deste jornal).

 Devido ao  grande interesse e premente actualidade dessa comunicação, a ela voltaremos na próxima edição. Por agora, fica a passagem acima mencionada que é do teor seguinte.

«Tudo depende do espírito com que a autonomia for praticada. Mas estou absolutamente convencido de que a intercomunicação das populações, o melhor conhecimento mútuo, que daí advirão, poderosamente poderão contribuir para favorecer a consolidação das novas instituições e derrubar de vez os velhos preconceitos bairristas» (Cândido Pamplona Forjaz, Memórias, p. 371, Cidade de Angra 1984).

António das Neves Leal

28.05.2021

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante