Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Iniciamos agora um ciclo de contributos para o futuro da Praia da Vitória em várias áreas e sectores, no âmbito das competências municipais e do trabalho que pode e deve ser desenvolvido pelo Municipio.

As vidas dos Concelhos e das Cidades fazem-se das dinâmicas sociais e económicas que nela se constituem.

No Concelho da Praia da Vitória isso não é excepção.

É assim fundamental que o Municipio da Praia da Vitória se assuma como um pólo dinamizador de novas dinâmicas económicas que permitam mais e melhor emprego, mais e melhores dinâmicas para garantir maior fixação, sendo isso ainda mais relevante tendo em conta que o Governo Regional se tem vindo a esquecer de investir na Praia da Vitória.

É fundamental planificar os investimentos estruturantes para o futuro através da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local com os investimentos a realizar através do aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis, do Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia e em parceria com o Governo Regional dos Açores, onde se devem incluir um Pavilhão Multiusos, um novo Mercado Municipal, um Centro Interpretativo do Ramo Grande, a estratégia de fomento à Habitação e reabilitação urbana, a continuação da marginal junto ao Mar, com zona pedonal e ciclovia até ao Porto Martins, passando pelo Paul no Cabo da Praia e pelo Caminho de São Vicente e a requalificação da zona envolvente à Prainha, ligando-a ao Parque Ambiental do Paúl.

É também necessário impulsionar a criação de uma Associação de Empresários e Comerciantes da Praia da Vitória, podendo ser feita em parceria com a Câmara de Comércio de Angra do Heroismo caso exista entendimento dos seus órgãos para tal, cedendo para esse efeito o edifício da antiga Biblioteca Silvestre Ribeiro, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, fazendo deste edifício um epicentro de apoio aos empresários do Concelho, de captação de fundos externos e de novas acções que apoiem as empresas locais.

Criação da Agência Municipal de Investimento, para captação de investimento externo e agilização de procedimentos administrativos que reduzam os tempos de resposta aos empresários, em parceria com o Governo Regional, com a AICEP e com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, ficando também instalada no edifício da antiga Biblioteca Silvestre Ribeiro.   

Rever as taxas e impostos municipais pagos pelas empresas, reduzindo os encargos mensais das empresas.

Requalificar aa antiga casa do Dr. Eugénio e valorizar a Praça Francisco Ornelas da Câmara como espaço de usufruto dos locais.

Criar o Centro Comercial Online, com as empresas do centro urbano e, posteriormente, alargado a todas as empresas do Concelho, reforçando as estratégias de marketing digital e de publicidade dos serviços prestados, mas garantindo que o ato da compra é presencial, excepto se implicar envio para fora da Ilha, criando-se assim novas dinâmicas no comércio local.

Criar a Campanha “É da Praia é Bom”, com pacote de incentivos para compras no comércio local.

Criação de novas zonas empresariais no Concelho para instalação de empresas, como o Parque Empresarial das Lajes.

Criar um pacote de apoio à atividade empresarial na área da consultoria e marketing às empresas, para potenciar os negócios e as vendas dos empresários locais.

Criar um centro de formação na Academia de Juventude, em diversos sectores para aumentar as competências e níveis de empregabilidade dos Praienses;

Recuperar a incubadora Praia Links, com novas parcerias e novos serviços.

Criar a Bolsa de Emprego Municipal com as ofertas de emprego e necessidades dos empresários praienses.  

Recuperar as formações e acompanhamento no âmbito do projeto Terceira Tech Island, permitindo a retoma da formação de programadores, tão importantes para o mercado nacional e internacional.

Desenvolver o programa de formação em tecnologias de informação e programação nas escolas do Concelho.

Implementar estratégia para colocar a Praia da Vitória nos circuitos internacionais da rede de Nómadas Digitais.

A Praia precisa de mais ambição, de mais proatividade, de mais parcerias.

Com isso ganharemos todos…

Berto Messias

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante