Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Em nota de imprensa, a Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores refere que:

"Tendo em consideração recentes notícias vindas a público acerca do programa especial de apoio social aos ex-trabalhadores da COFACO da ilha do Pico, e na sequência de uma reunião realizada entre o Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio e Escritórios e Serviços, Hotelaria e Turismo dos Açores (SITACEHT/Açores), cumpre à Vice-Presidência do Governo prestar os seguintes esclarecimentos:

1. A lei n.º 70/2020 de 11 de novembro, que criou o programa especial de apoio aos ex-trabalhadores da COFACO foi regulamentada a 24 de agosto de 2021, prevendo-se a facilitação de acesso a apoios sociais e a respetiva majoração.

2. Porém, apesar de já terem passado quatro meses desde a regulamentação desta lei, os ex-trabalhadores não conseguem usufruir destes apoios por não estarem criadas as condições operacionais para o efeito. A responsabilidade por tal facto deve-se única e exclusivamente à Segurança Social nacional, para quem a implementação do programa em causa não é prioritária, segundo foi transmitido pelo Instituto de Informática, I.P..

3. Relembre-se que o Vice-Presidente do Governo já tentou agendar reuniões com a Senhora Ministra da Segurança Social para saber o ponto de situação deste e de outros assuntos, mas não obteve qualquer tipo de resposta até hoje.

4. A Vice-Presidência do Governo só pode lamentar e repudiar a falta de vontade política do Governo da República e da Segurança Social nacional em resolver este assunto que começa a assumir proporções graves para muitas famílias.

5. Esta situação é mais um triste exemplo da reiterada postura centralista a que este Governo da República nos tem habituado.

6. Da parte da Vice-Presidência do Governo, os ex-trabalhadores da COFACO e as suas famílias merecem o empenho redobrado dos órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores para que esta situação seja, de uma vez por todas, considerada prioritária e devidamente solucionada."

"Estamos, como sempre estivemos, ao serviço da Autonomia e em defesa dos Açores e dos Açorianos.", conclui a mesma

Fonte: GRA

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante