Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Alexandra Manes alerta para o impacto da endometriose – uma doença relacionada com a menstruação que afeta, de forma silenciosa, 10% das mulheres em idade fértil. A candidata do Bloco pela Terceira, que esteve hoje no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, quer que a região implemente medidas no sentido de sensibilizar as mulheres e os profissionais de saúde para que a doença possa ser detetada atempadamente.
Na Assembleia da República, por proposta do Bloco, foi aprovado um projeto de resolução que recomenda ao Governo a elaboração, por parte da Direção Geral de Saúde em conjunto com especialistas em ginecologia, de uma norma de orientação clínica sobre endometriose, designadamente sobre diagnóstico e tratamento, recomenda ainda a divulgação de informação sobre a doença, a promoção de ações de consciencialização na comunidade escolar e a elaboração de campanhas mediáticas preventivas de diagnóstico.
O objetivo do Bloco é apresentar uma proposta no parlamento dos Açores para que estas medidas sejam também aplicadas na Região
“Infelizmente, em pleno século XXI, a menstruação ainda é um tabu para muitas pessoas. Esta é uma doença que não pode continuar silenciosa”, alertou Alexandra Manes.
A endometriose é uma doença crónica que se caracteriza pela presença de tecido endometrial – existente no interior do útero – em zona extrauterina – paredes exteriores do útero, ovários e trompas de falópio e, em alguns casos, outros órgãos, como intestinos e pulmões. Durante o ciclo menstrual, este tecido extrauterino comporta-se como o endométrio intrauterino, primeiro proliferando, depois descamando durante a menstruação, o que provoca dor pélvica muitas vezes incapacitante, hemorragias e os vários sintomas associados a esta doença.
Estima-se que uma em cada dez mulheres em idade fértil sofram de endometriose. Ou seja, 10% da população feminina em idade fértil, a maioria ainda por diagnosticar. É o diagnóstico tardio que acaba por ampliar as consequências da endometriose na saúde e qualidade de vida das mulheres, uma vez que é este que faz com que elas tenham que viver durante muitos anos com a doença, sem saberem que a têm, sem obterem uma validação das suas queixas e sem terapêutica adequada que possa ajudar a controlar e combater os sintomas.Angra do Heroísmo, 20 de outubro 2020

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante