A Câmara Municipal da Praia da Vitória vai proceder à conclusão da empreitada da rede viária da freguesia de Fontinhas, onde estava prevista a asfaltagem das sobras de estrada em falta e dos novos arruamentos na freguesia. A confirmação foi dada pela Presidente da Autarquia praiense, Vânia Ferreira, durante uma reunião com o executivo da Junta de Freguesia de Fontinhas, ocorrida na tarde de quinta-feira, dia 6 de junho, inserida na iniciativa “Aproximar o Poder Local”.
A Presidente do Município salientou que está a par da “degradação que rede viária tem vindo a registar, muito por culpa das chuvas fortes e por ser uma freguesia predominantemente rural”, acrescentado ainda que esta matéria é uma “preocupação constante”.
“Temos conhecimento de que as chuvas fortes causam a acumulação de água em algumas das vias principais da freguesia, o que por si só causa constrangimentos à população e que pode colocar em causa o bom funcionamento da Proteção Civil em caso de ocorrência. Aliado a esta situação, há o facto de algumas estradas se encontrarem em más condições devido ao trânsito agrícola que, para além de causar uma maior degradação das mesmas, acaba por condicionar o fluxo de veículos”, acrescentou a edil praiense.
Uma possível solução apresentada, em concordância com a Junta de Freguesia de Fontinhas, passa pela abertura de uma segunda circular alternativa à via principal ou então a criação de um novo caminho agrícola que iria servir também para esse fim. No entanto, Vânia Ferreira sublinha que esta última opção requereria “uma união de esforços para que toda a informação chegue ao Instituto Regional de Ordenamento Agrário – IROA, para que o mesmo possa proceder a essa avaliação”.
Quanto às implicações que os novos arruamentos poderiam ter no Plano Diretor Municipal (PDM), a autarca praiense reitera que “em termos do PDM, o que foi inicialmente definido irá continuar assim, e a isto juntam-se as propostas de todas a Juntas de Freguesia”.
“Estamos cientes das dificuldades e imposições que alterações ou aditamentos ao PDM podem causar junto da Direção Regional do Ordenamento do Território dos Recursos Hídricos. O que posso garantir também é que estamos a trabalhar com uma empresa experiente e com noções reais nesta matéria”, sublinhou a Presidente do Município.
Vânia Ferreira reforça ainda que, apesar de algumas asfaltagens já estarem concluídas, a Câmara Municipal da Praia da Vitória irá finalizar a empreitada da rede viária e sobras, mas também os arruamentos em falta, nomeadamente os da Canada Negra e da Rua Pedro Inácio.
“No caso da Canada Negra, pretendemos iniciar a asfaltagem da mesma no final do verão, mas para isso é preciso reunir todas as condições para se iniciar o processo, pois é uma rua que lida com frequentes problemas de escoamento de água”, disse a edil praiense.
Numa próxima iniciativa de “Aproximar o Poder Local”, o executivo camarário visita a Vila das Lajes.