Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Eureka! Andei em buscas intermitentes, durante cerca de três anos, para encontrar na minha biblioteca um livro, que havia comprado em França e, só recentemente, consegui localizá-lo e lê-lo com apressada sofreguidão. É um notável trabalho de Étienne Klein, intitulado «Le pays qu’habitait Albert Einstein».(1)

Com a leitura deste ensaio e sua riquíssima biografia, fiquei ainda mais convicto do valor e da necessidade de conhecermos o legado do maior cientista do século passado. Veja-se o que ele pensa da cultura geral, da importância dos jornais, dos livros e da herança fundamental dos autores clássicos, que nunca passam de moda, como pensava o famoso cientista do século XX.

Traduzo, agora, o que foi publicado sobre o tema em epígrafe, em língua francesa, na minha página do Facebook, do dia 1 de Novembro de 2022.

«Einstein foi um cientista de génio e também leitor experimentado e sensato, convencido de que a leitura dos grandes autores do passado, e alguns do presente, constitui a melhor maneira de se apreender o mundo e elevar-se intelectualmente o ser humano.

Só há uma coisa que une os filósofos, os escritores, as figuras da ciência e da política, é a convicção profunda de que a leitura pode alargar a nossa visão do mundo, e também reforçar o nosso intelecto, melhor do que qualquer outra actividade. Para isso, é indispensável privilegiar a leitura dos clássicos da literatura». (Esta tem sido a preocupação do autor deste artigo, nos quase cinquenta anos que leva de escrita, trinta e sete dos quais, em simultâneo, com o labor de professor).

Em 1952, o engenheiro, o muito famoso físico, autor da teoria da relatividade, escrevia o seguinte que traduzo pelo seu grande interesse e oportunidade, para os nossos dias.

«Quem não lê senão jornais ou, melhor ainda, livros de autores contemporâneos, parece-me que será uma pessoa extremamente míope que despreza os óculos. Ela fica completamente dependente dos preconceitos e das modas da sua época, visto que nunca vê nem ouve outra coisa. O que uma pessoa pensa, por ela própria, sem ser estimulada pelos pensamentos e experiências dos outros é, no melhor dos casos, irrisório e monótono.

Num século, só há algumas pessoas esclarecidas, com espírito e estilo lúcidos, e de bom gosto. O que foi preservado, pelo trabalho dessas poucas pessoas, faz parte dos bens mais preciosos da humanidade. Nós devemos a alguns autores da Antiguidade (Platão, Aristóteles, etc.) a possibilidade que os povos da Idade Média tiveram de expurgar superstições e ignorância, que tinham obscurecido a vida das pessoas, durante mais de meio milénio. Portanto, nada é mais necessário (a leitura e exemplos desses autores) para ultrapassar o snobismo dos modernos».

Muitos filósofos, cientistas e escritores não se têm cansado de alertar contra essa grande presunção de alguns comentadores. Querendo com isso marcar a sua oposição, firme e bem defendida com argumentos convincentes, contra o clima intelectual, doentio e insensato, de espíritos medíocres, que, propensos a perigosos voos, nada de benéfico têm trazido ou vão a trazer para o futuro próximo da espécie humana. Sobre esta questão já muitos se interrogam, sublinhando a gravidade dos problemas hodiernos que vivemos e poderão, a médio prazo, afectar profundamente a nossa sobrevivência, neste tão maltratado ambiente do planeta, já muito carecido de cultura humanística, a verdadeira portadora dos mais nobres sentimentos, indispensáveis ao entendimento, harmonia e felicidade dos humanos, e também à protecção e preservação de todos os seres viventes, no nosso dito planeta azul.

Cada vez mais apreensivos estamos, perante as duvidosas perspectivas de alguns dogmáticos, eivados de fanatismo e arrogância, que nos querem apresentar ou vender as suas propostas, como a única solução, ou terapêutica e receita infalíveis. Mas os que, hoje, descuram ou minimizam o valor das ricas heranças científicas e culturais do passado, e dos grandes pensadores da cultura greco-latina ou de outras proveniências, não poderão omitir ou deixar de considerar os insistentes alertas, vindos dos mais preclaros nomes do património cultural da humanidade, de que somos parte.

A tomada de posição do genial físico do século XX, fundador da teoria da relatividade, acerca do que atrás se mencionou, assume particular importância, neste dealbar do ano 2023, que será muito exigente no que concerne ao incremento do diálogo, a partir da  necessária troca entre interlocutores e a compreensão dos diferentes pontos de vista. Só assim, evitaremos os conflitos entre indivíduos da mesma comunidade e a fraternidade era depois uma realidade, para todos os povos do planeta.

Tudo começa com o contributo sério, construtivo e empenhado de cada um de nós, em relação aos outros com quem nos cruzamos, diariamente, nos caminhos da nossa existência.

Para todos os colaboradores, assinantes, anunciantes, leitores, amigos do Jornal da Praia, formulo sinceros votos de um culto, próspero e pacífico Ano 2023.

(1)Actes Sud, 2016 e Club Le Grand Livre du mois, B.P. 433-60004 Beauvais Cedex-France.

António Neves Leal

Janeiro 2.01.2023

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante