Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Há quarenta anos

Excelente colóquio sobre diabetes

Por iniciativa do Partido Socialista local, realizou-se no dia 30 de Junho de 1982, na sede daquele partido, em Angra do Heroísmo, uma interessante exposição sobre a diabetes, que esteve a cargo do Dr. Álvaro Gregório e que merece ser recordada, neste ano de 2022, por vários motivos, especialmente após os exageros cometidos, nas últimas semanas, em muitas festas.

Perante uma assistência muito interessada, aquele conhecido médico brindou-nos, durante mais de 90 minutos, com uma excelente palestra numa linguagem agradável, simples e de notável clareza para qualquer ouvinte. Acresce, ainda, a facilidade que resultou da utilização de esquemas apresentados pelo episcópio, o que tornou ainda mais perceptível o trabalho do especialista e as suas principais afirmações.

O tema procurava sensibilizar, sobretudo, certos estratos populacionais que, por vezes, revelam grandes lacunas no conhecimento de algumas doenças, como a diabetes, de que muito se fala, mas pouco se sabe. Diga-se, também, que à volta dela andam associadas muitas crenças populares. Isto não facilita o seu tratamento, e vem justificar a oportunidade e o interesse de uma boa definição da doença, bem como do doente diabético e das medidas profilácticas que contribuem para evitar ou debelar esse mal.

Das ideias expendidas pelo orador, retivemos algumas de valor utilitário, merecendo serem registadas para os interessados pelo velho princípio clássico do «mens sana in corpore sano» (uma mente sã num corpo são, ou sadios).

Assim, a diabetes—disse-nos Álvaro Gregório—caracteriza-se pela glicose (ou açúcar) na urina, ou pela falta de insulina. Não é apenas a doença do pâncreas (produtor de insulina), visto que a diabetes vai afectar todo o nosso organismo: os vasos sanguíneos (especialmente o cérebro, o coração, os olhos, os membros inferiores), o sistema nervoso e os rins.

Só há açúcar na urina(diabetes), quando existe açúcar a mais no sangue. E esta situação verifica-se quando aquele não é aproveitado pelo organismo. Para esse não aproveitamento, para além da deficiência pancreática, o conferencista indicou alguns factores que designou por socioambientais, tais como: a superalimentação, a vida sedentária, os abalos emocionais (stress), etc.

De seguida, referiu o número exageradíssimo de diabéticos nos Açores e uma forte ignorância acerca da doença. Como causas deste fenómeno responsabilizou hábitos antigos enraizados na comunidade e na má informação veiculada. Ambas elas prendem-se a um incorrecto regime alimentar, com a manutenção de certos modismos muito em voga, como o excessivo uso do automóvel.

Para quantificar o número de doentes na Terceira, o dr. Álvaro Gregório serviu-se de elementos estatísticos, relativos à enfermidade, ao nível do Continente, e comparou-os com o que se passa na nossa ilha. Indicou que temos necessitados de cuidados médicos cerca de 1200 doentes, pessoas com diabetes latentes 6000 e candidatos a contraírem a doença 1500, acabando por concluir que na Ilha Terceira poderemos chegar a 15000 doentes potenciais, isto é, aproximadamente um quarto da nossa população.

Depois descreveu, minuciosamente, o percurso do açúcar, desde a sua ingestão até ao seu aproveitamento para os diferentes fins, referindo-se também ao «disparo do pâncreas» e ao armazenamento dos açúcares não utilizados, e que vão depositar-se sob a forma de gorduras debaixo da pele, na barriga ou à volta dos órgãos (exemplo o coração).

Abordou, igualmente, alguns tipos de diabéticos, classificando-os em três grupos: os potenciais (pessoas que herdaram a doença dos progenitores, as grávidas que deram à luz filhos com mais de 4 quilos); os latentes ( pessoas que foram diabéticas, quando obesas, as grávidas e pessoas vítimas de graves perturbações psíquicas: sustos ou desgostos); os declarados (pessoas que manifestam  permanentes sintomas da doença).

Na segunda parte do aliciante e inesquecível colóquio, o orador fez um pequeno esboço da História do Homem, focando os seus hábitos alimentares desse os tempos mais remotos, para terminar com algumas recomendações práticas que deviam ser normas seguidas na alimentação em geral: comer várias vezes ao dia, reduzir as doses das refeições para evitar o trabalho(funcionamento) violento do pâncreas, restringir ao máximo o uso do açúcar industrial. Referiu-se, também, aos condicionalismos da nossa civilização urbana, contrapondo-a à civilização rural e aos hábitos dos nossos dias.

Na terceira parte, o dr. Álvaro Gregório, no seu característico à-vontade, respondeu às várias questões que lhe foram postas pelo numeroso público presente.

Em suma, uma oportunidade única para recebermos um esclarecimento sobre uma enfermidade que, cedo ou tarde, nos pode atingir. Só foi pena, como salientou o orador, duas vezes, foi não estarem no colóquio aqueles que mais precisam de ser informados.

Pela parte que nos compete, aqui fica este despretensioso apontamento dum falhado efémero estudante de Medicina, a louvar este brilhante colóquio e a iniciativa que teve o Partido Socialista, em tão boa hora, no ano de 1982, (lamentando-se que, actualmente, não aconteça o mesmo na sua forma de fazer oposição e de encarar os graves problemas da Região).

Esperamos que outros temas se lhe sigam, para o enriquecimento deste nosso pobre meio cultural, falto como está de realizações desta natureza. Com elas, todos nós ganhamos e aumentamos a convivência democrática entre pessoas de diferentes formações. «Tudo vale a pena quando a alma não é pequena», no dizer do poeta Fernando Pessoa.

António Neves Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante