Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Costumo dizer que os açorianos, por terem nascido numa região com elevada atividade sísmica, têm uma compreensão profunda da precariedade da vida e habituam-se a viver com ela. Nascer num espaço geográfico como o dos Açores marca definitivamente os seus naturais. Não se pense, contudo, que os açorianos se esquecem dos riscos que correm e que não têm medo; o saber de experiência feito da sismicidade das suas ilhas ajuda-os a viver com esse medo, principalmente quando enfrentam uma crise como a que, neste momento, assola São Jorge. Quando penso nisso, recordo o comentário da minha mulher, continental, na primeira vez que esteve nas Furnas, em São Miguel. Parada a olhar aquelas marcas da atividade vulcânica, voltou-se para mim e disse que não seria capaz de viver ali. Respondi-lhe, para a sossegar, que enquanto aquelas caldeiras estivessem ativas, não haveria problema de maior, porque a terra “respirava”.

Pela minha experiência pessoal, talvez possa dizer que comecei a ter consciência de mim em simultâneo com a de que os tremores de terra faziam parte do lugar onde tinha vindo ao mundo. Tenho ideia de uma crise sísmica na Terceira nos inícios dos anos cinquenta, tinha eu cinco ou seis anos. Fui com minha mãe a Angra do Heroísmo e vi que as torres da Igreja da Misericórdia tinham uns pranchões amarrados com cordas, pois que se temia que um abalo mais forte as derrubasse; essa imagem nunca mais se apagou da minha memória. Nessa mesma altura, abriu-se uma fenda na casa de meus pais, porque duas pedras de cantaria se tinham afastado um pouco devido aos tremores de terra. Isto é, ao mesmo tempo que ia ganhando consciência de mim mesmo, ia interiorizando que a terra podia tremer quando menos se esperava; o chão não era seguro. Em suma, à maneira que ia tomando consciência de mim, ia interiorizando que a precariedade nos é constitutiva.

Esta experiência foi-me acompanhando ao longo da vida, pois que foi sendo consolidada pela continuação da vivência da atividade sísmica. Em 1957, foi a irrupção do vulcão dos Capelinhos; e lembro-me, como se fosse hoje, de ouvir o Tenente-coronel José Agostinho a falar sobre a evolução do vulcão aos microfones do Rádio Club de Angra. Pela sua competência científica e honestidade intelectual, era ouvido com grande atenção, pois era alguém em quem se podia confiar. Visitei o Faial em 1958, numa viagem com a Filarmónica da Praia da Vitória, estava o vulcão ainda em atividade. Em outubro de 1958, entrei para o seminário do Padre Damião, na Praia da Vitória, onde tive como colega de ano o Manuel Faria, natural dos Capelinhos, a quem ouvi muitas estórias vividas ao longo de toda aquela crise sísmico-vulcânica.

Da visita que fiz aos Capelinhos, no começo de agosto de 1958, guardo na memória algumas imagens. Do sítio onde parou autocarro até ao vulcão, com uma atividade bastante reduzida naquele dia - via-se quase só fumo - tudo era cinzento, pontuado pelo vermelho de alguns telhados de casas que estavam enterradas em cinza. No meio daquele deserto, via-se a torre do farol, que resistira aos fortes abalos de terra que tinham destruído as casas das freguesias vizinhas. Mas, acima de tudo, tenho presente a reação dos meus companheiros à chegada: desciam da camionete e ficavam muito calados a olhar para aquele quadro, como se tivessem perdido o fôlego; só algum tempo depois começaram a comentar.

Depois do vulcão dos Capelinhos, e ainda nos Açores, vivi a crise sísmica dos Rosais. Em 1962 tinha havido alguma atividade sísmica acima do normal na ilha de São Jorge. Ao longo de 1963, parecia que tudo tinha regressado ao normal, mas a 15 de fevereiro de 1964, detetou-se uma erupção vulcânica ao largo da Ponta de Rosais e recomeçou a crise com um forte sismo. No dia 20 de fevereiro foi o culminar: três abalos muito violentos provocaram grave destruição no parque habitacional da zona, destruição que se estendeu até às Velas. Foi uma crise violentíssima, vivida com muito medo pelos jorgenses. A complicar tudo, o estado do tempo era muito mau, o que dificultou imenso o apoio às populações. Vários navios que navegavam nas imediações dirigiram-se à ilha e embarcaram jorgenses que foram levados para a Terceira e para o Pico. Nessa altura, eu estava no de seminário Padre Damião, na Praia da Vitória, e segui, com os meus colegas, toda a crise que o Rádio Club de Angra e o Rádio Asas do Atlântico, de Santa Maria, acompanhavam nos seus noticiários. Perante a catástrofe, naturalmente veio à superfície a solidariedade açoriana; os terceirenses receberam os “evacuados”, era este o termo utilizado, e apoiaram-nos o melhor possível. No seminário da Praia, numa ampla sala de recreio, montámos uma camarata para, se necessário, recebermos os jorgenses retirados da ilha.

São Jorge enfrenta hoje nova crise sismo-vulcânica e, pelos vistos, os jorgenses mais velhos têm ainda presente a de 1964. Achei curioso que, numa entrevista de rua feita por um canal de televisão no Jardim das Velas, logo de entrada o entrevistado dizia que se lembrava bem da crise de 1964, pelo que não saía da ilha. Também é curioso reparar no modo como a situação está a ser gerida. Logo que a atividade sísmica subiu, a população foi informada, foram tomadas medidas de prevenção para o pior, mas esperando o melhor. O Presidente do Governo Regional deslocou-se à Ilha para acompanhar de perto a situação; o senhor Presidente da República esteve em São Jorge por algumas horas, sinalizando, assim, a solidariedade e unidade do espaço nacional e procurando ajudar a dar ânimo aos jorgenses; o senhor Primeiro Ministro telefonou ao Presidente do Governo Regional informando da total disponibilidade para pôr à disposição da Região o que fosse necessário. No entretanto, as Forças Armadas enviaram para São Jorge pessoal e meios para apoiar a população e instituições científicas nacionais especializadas monitorizam in logo a atividade sísmica. Quão diferentes são os recursos de que hoje os Açores dispõem para enfrentar crises destas, comparado com as inúmeras dificuldades com que então se vivia e convivia.

Esperemos que a crise se encaminhe para o seu termo sem consequências de maior porque, para tragédia de grande dimensão, basta a lembrança aterradora do sismo de 1 de janeiro de 1980 que arrasou Angra do Heroísmo e deixou marcas profundas no resto da Terceira e mesmo em outras ilhas do Grupo Central.

Braga, abril de 2022

José Henrique Silveira de Brito

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante