Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Crónica do Tempo que Passa (92)

A Cimeira Atlântica de 1971 (i)

Trata-se de um tão importante acontecimento que em toda a História dos não há outro que se assemelhe.

D. Manuel Afonso de Carvalho, Bispo de Angra

Tive a desdita de, por ocasião desta extraordinária conferência, estar a trabalhar na Escola Industrial Alfredo da Silva, na então Vila do Barreiro, distrito de Setúbal, com um horário de 32 horas, a dar aulas de Francês, todos os dias exceptuando o domingo.

Foi nesse dia de descanso, em casa do meu antigo anfitrião de Lisboa, o sr. António Ataíde, angrense de gema que, na companhia de sua esposa D. Maria da Conceição, vibrámos os três, ao comentar, ver, ouvir e ler o que então se dizia por toda a capital portuguesa, e não só.

Por estes factos, os leitores compreenderão por que razão, cinquenta anos depois desse tão memorável evento, eu trago este assunto à colação e aqui afirmar o enorme prazer e orgulho pela iniciativa recente do Município de Angra do Heroísmo e do nosso Instituto Açoriano de Cultura (IAC), os quais acharam por bem e, muito oportuno, fazer-se uma edição comemorativa da grande efeméride, que projectou o nome da Terceira ( le fleuron des Açores, como foi escrito por  alguém da comitiva francesa), e também o do Arquipélago açoriano à uma tal escala de grandeza jamais conhecida entre nós portugueses. Os números falam por si, pois por causa da Cimeira Atlântica dos Açores chegaram à Terceira, então com uma população de oitenta mil habitantes, mil e duzentas pessoas e foram trazidos múltiplos meios logísticos para a concretização dessa bem sucedida conferência. Inúmeras mensagens foram recebidas, bem como vários telegramas, entre eles o do Governador do Distrito da Horta (v. Atlântida, p. 110) de solidariedade açoriana e felicitações, dirigido ao seu homólogo de Angra do Heroísmo, pelo êxito da cimeira

Obviamente que tantas coisas acontecidas não cabiam nas 133 páginas da revista Atlântida editada naquele ano. Muitíssimo se badalou, especulou, comentou em toda a Europa e nos EUA. Para nós portugueses e açorianos, este número em reedição fac-simile, mesmo com algumas gralhas ortográficas representa um documento imprescindível e fundamental para um conhecimento mais vasto dos Açores e de Portugal no contexto internacional, na importância do seu valor estratégico, na divulgação turística, na muito falada necessidade de investimentos financeiros, económicos, científicos, militares, e de defesa da paz e dos mares.

Este ano completam-se 129 anos do aparecimento do jornal «A União» e nove do seu lamentável encerramento. Contudo, ele continua bem presente neste número da revista, como se pode ver na descrição da chegada de Marcelo Caetano e dos presidentes Pompidou, a caminho da Serreta, e de Nixon pelos locais conducentes à sua residência da Base das Lajes. E também pela entrevista feita ao Bispo de Angra por Dutra Faria, jornalista da ANI (Agência Nacional de Informação). À qual juntaremos o Editorial do supracitado diário, então dirigido pelo Pe. Dr. Artur Cunha de Oliveira.

Começo pela citação de algumas palavras do Bispo da Diocese de Angra sobre a relevância do Encontro de 1971 entre Nixon e Pompidou.: «Trata-se de um tão importante acontecimento que em toda a História dos Açores, não há outro que se assemelhe. Compreende-se, assim, que os terceirenses estejam satisfeitos e orgulhosos por a sua ilha haver sido escolhida não apenas pela sua incomparável posição no Atlântico( pilar da ponte ideal entre a Europa e América) mas também um pouco pelo seu tão significativo passado histórico. Satisfação e orgulho, esses, dos terceirenses de que gostosamente partilho como seu pastor e porque, nascido embora no continente, aqui estou desde 1953 e sinto-me já tão açoriano como os que nestas ilhas nasceram».

Estamos naquela ilha a que os antigos chamavam Terceira de Nosso Senhor Jesus. É, pois, na ilha de Jesus Cristo que vão reunir-se Nixon e Pompidou. Terra de nome mais expressivo e tão de bom agoiro não podia, na verdade, ser escolhida para conversações que têm por objectivo a paz.

Mas não apenas os terceirenses da Terceira que se sentem felizes, nesta hora. Imagino qual será o júbilo dos muitos milhares de terceirenses fixados nos Estados Unidos ( só no grande vale californiano de San  Joaquim devem viver mais açorianos e seus descendentes do que habitantes tem toda a ilha Terceira) ao saberem que o Presidente da que tem sido a sua segunda e tão generosa pátria escolheu esta ilha, uma ilha dos Açores, para o seu encontro com o Presidente da França e com o Chefe do Executivo Português, o Presidente Marcelo Caetano».( Atlântida, pp. 51 e 52).

Editorial de «A União» em 13-12-71

Estão desde ontem em terra açoriana, mais particularmente nesta Ilha Terceira, para conversações a alto nível, os Presidentes dos Estados Unidos da América do Norte e da França, significativamente acompanhados dos respectivos titulares dos Estrangeiros e das Finanças. Ao recebê-los em sua casa e para com eles entabular conversações, o Presidente do Conselho de Ministros Português, Doutor Marcelo Caetano.

É sem dúvida uma hora única na história dos Açores esta que todos vivemos. Diríamos até que inesperada ou pelo menos antecipada sobre quanto podíamos prever para a futura utilização destas ilhas implantadas a meio de dois continentes, mas adjacentes—como lhe chamam e como as tratam—à Metrópole Portuguesa. Uma hora e uma responsabilidade. Talvez mais que tudo, uma conveniência. Seja como for, o facto não deixa, em si mesmo, de nos fazer pensar.

Serviu e serve com certeza esta escolha para a todos nos capacitar de uma potencialidade até agora pouco menos que utilizada. Serviu e serve também para já não diremos aferir das nossas carências em matéria de infraestruturas apropriadas a realizações do género (não seria construtivo), mas sim do muito que há no aspecto humano capaz de suprir e remediar tão graves deficiências em tão curto espaço de tempo. Se esta diligência, se este engenho, se enfim esta capacidade inata agora uma vez mais revelados fossem ordenada, progressiva e comunitariamente postos ao serviço da causa açoriana, não há dúvida que aos Açores os teríamos, a breve trecho, voltados do avesso para melhor. Ainda não nos demos conta de que como portugueses atlânticos somos capazes, mesmo dispersos por onze ou por nove ilhas.

Aos nossos irmãos da Metrópole foi esta mais uma ocasião de redescoberta. Talvez nunca como por estes dias a adjacência ilhoa se converteu para eles e para nós, em inerência portuguesa. E assim é que está certo, quando já nem as categorias de tempo e de espaço valem tanto como outrora, a não ser no pensamento de quem se não quis dar ainda ao trabalho de reflectir. Adjacência e inerência! Por uns breves dias somos como se estivéssemos apenas a meia dúzia de léguas da foz do Tejo. Como quem vive em Sintra. Ou um pouco mais longe, na Figueira. Assim desejaríamos ser nós sempre.

Foram outrora as ilhas e a baía de Angra de modo muito especial, lugar eleito das armadas que demandavam as Áfricas, as Índias e as Américas; terra fértil de pão para as fortalezas do Norte de África. Não sabemos por que estranho sentimento pensamos agora, como pensaríamos então, que também nestas terras e neste momento poderão jogar-se em boa parte a sorte da África e a Causa Portuguesa. Um sentimento? Talvez. Uma possibilidade? Com certeza. A estatura, a autoridade moral e política, os interesses e as oportunidades diplomáticas dos nossos ilustríssimos hóspedes levam-nos a pensá-lo mesmo sem querer.

Como quer que seja: estas ilhas que serviram tantas vezes com ferro e sangue para construir a paz e o bem-estar das gentes, possam contribuir de novo, agora pelo diálogo, para fins idênticos. (Atlântida, pp. 84,85).

António Neves Leal

28.12.2021

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante