Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

No meu artigo anterior, comecei a relatar a “saga da luta” pelas consultas de apoio do Centro de Saúde, contando na primeira pessoa, como têm sido as “sortes” e os “azares” relativos a esta situação. Hoje, darei seguimento e concluirei o meu testemunho, esperando, desta forma, deixar o meu contributo social para que, eventualmente, algumas práticas mudem, com o tempo, para bem de todos os “coitados” que precisam…

Ora bem, vamos a ver, eu preciso de uma consulta de apoio, devo ligar para o número de telefone do Centro de Saúde e aguardar que me atendam. Quantas e quantas vezes fiquei uma hora ao telefone e ninguém me atendeu? Quantas vezes a chamada se desligava misteriosamente (é a tal adrenalina da “aventura”…) e eu voltava a telefonar, a insistir, até alguém me atender ou até eu me cansar de esperar?

Esta semana precisei de marcar uma consulta de apoio. Fiz como estou habituada: liguei para o número do Centro de Saúde. Desta vez fui atendida mais depressa. “Que fixe!!”. Disseram-me que agora havia uma linha telefónica direta para as consultas de apoio. “Sim senhora! Se calhar as coisas estão a funcionar melhor…”. Telefonei ontem, telefonei hoje. “Não. Enganei-me. As coisas não melhoraram”. A diferença é que dantes ficava ansiosa, porque o sinal continuava a dar-me esperança de ser atendida a qualquer momento e depois, de repente, ou era atendida, ou a chamada era desligada. Agora, passados alguns segundos, a chamada é frequentemente desligada. Eu volto a tentar, repetidamente, já em piloto automático… A revolta e a falta de compreensão começam a ganhar espaço dentro do estômago… Volto à respiração, ao meu corpo. Focada, tento acalmar essa emoção.

A tentar ser atendida telefonando desde as 8h00, eis que, às 8h25, uma voz do outro lado me atende. Expliquei o motivo do telefonema (supostamente não deveria ter sido preciso, uma vez que a linha era direta para consultas de apoio, ou talvez eu desconheça as suas outras finalidades) e foi-me dito que as consultas para o presente dia e o seguinte já estavam cheias. “Ok. É muita gente. Compreendo”. Volto a dizer, não sou melhor que ninguém e não quero aquilo que não for para mim. Contudo, todas as aventuras pressupõem um desafio e há prémios para quem consegue, corajosamente, vencer um desafio muito difícil. E perguntei: “pode explicar-me como é que funciona o atendimento, é que eu estou a ligar desde as 8h e não me atendem…”. Do outro lado, com simpatia, mas com algo na expressão que denotava uma postura desconfortável e defensiva, respondem-me que compreendem, que só há um médico, que há muita gente a telefonar e que há uns que têm “sorte” de ser atendidos, há uns que têm quatro consultas por mês e outros que não têm uma única.

Bom… é assim que estamos. Estamos deixados à mercê da sorte para tudo. Tudo é uma sorte. É uma sorte ser atendido ao telefone, é outra sorte haver uma explicação do que se passa, é ainda sorte ter consulta e esta ser com um médico competente. Ai, desculpem… queria dizer, um médico que, tal como aquele que referi no artigo precedente, seja bom ouvinte, prestável e prático. Mas se ele não for e, ainda assim, me olhar nos olhos, me der bom dia e me responder às singelas perguntas que eu colocar, também agradeço o esforço… Ah, espera… não deveria ser esforço. Deveria ser competência… Ups, estes termos todos baralham-me…. O ter acordado cedo deve ter-me confundido as ideias.

Terminando esta partilha, gostaria de dizer que compreendo que os serviços tenham de se adaptar a esta situação tão complicada, a este flagelo que é a COVID. Compreendo que, havendo apenas um par de médicos, ou pouco mais, a dar consultas de apoio, não haja matematicamente espaço e tempo para todos os utentes serem atendidos quando necessitam. Aceito que é difícil estar num serviço de atendimento ao público e ter de lidar com a carga emotiva que toda a situação provoca. Acredito também que “quem dá a cara”, faz o seu melhor.

Mas, por favor, pelos santinhos e padroeiros, Santa Batilde, Santa Apolónia, Santa Bibiana, Santa Brígida, Santa Paulina, Santo Afonso de Ligório e em especial o grande São Camilo de Lélis (protetor dos enfermos e profissionais da saúde) revejam os procedimentos. Reorganizem-se com resiliência. Respeitem um pouco mais os coitados que precisam. Todos nós precisamos uns dos outros. Cada um na sua área, cada um com o seu ofício e aptidão. Sejamos mais atenciosos, menos acusatórios e manipuladores.

Uma sugestão para os profissionais e chefias: não há consultas de apoio? Está tudo cheio? Ponham uma gravação a indicar isso mesmo… Trabalhem a união, a motivação e reforcem o bom trabalho.

Um pedido aos nossos políticos e governantes: coloquem mais médicos (com perfil, diga-se de passagem, pois quantidade não é qualidade) ao serviço desta causa. Merecemos um atendimento público válido, justo e de qualidade. Aliás, não é isso o que todos procuramos nos diversos contextos e ambientes de vida?

Joana Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante