Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Coitado de quem precisa. É com esta frase a buzinar na minha cabeça que começo hoje o meu dia. É o segundo dia consecutivo em que telefono para o Centro de Saúde para tentar agendar uma consulta de apoio, uma vez que não tenho médico de família… Correção: tive médica de família que deixou de o ser. Como não precisava assim tanto de a consultar (apenas para um atestado de robustez física no início da minha vida profissional, já lá vão treze anos), soube passado algum tempo que já não tinha médica de família, pois esta teria mudado de residência e de ilha. Entretanto, resolvi-me de outra forma (a privada), porque pude financeiramente.

Mais recentemente, há coisa de quatro anos, comecei a voltar a precisar, por diversas situações, de pareceres e orientações no campo da saúde. Ainda apanhei a fase pré-COVID, o que significa que, tal como a grande parte das pessoas, acordava cedo para “marcar território” à porta (como na natureza alguns animais fazem), esperando a abertura desse serviço de saúde. Quer isto dizer que ia cedo, para ser das primeiras a chegar e assim garantir uma das dez vagas que existiam para consultas de apoio para os “coitados” que não têm garantido o direito a um médico de família. Desta forma, volta-se a alimentar a competição e desconfiança entre as pessoas, as emoções mais anárquicas, primárias, que tantos anos de evolução não conseguiram contrapor.

Como dizia, ia cedo para o Centro de Saúde para tentar garantir a “sorte” de ser atendida. Numa dessas vezes, estava frio (era Inverno) e escuro, e juntaram-se cá fora, no exterior, umas catorze, quinze pessoas. Quando o funcionário se dirigiu à porta para a abrir, rigidamente às oito horas em ponto (do seu relógio, já que no do serviço de saúde já tinham passado cinco minutos das oito), o otimismo interno vocalizou “Maravilha, já está! Valeu a pena a espera. Sou uma das primeiras. Vou ter consulta”. Nisto, num segundo (costuma-se dizer que a vida muda num segundo e um segundo pode mudar o rumo de uma vida), o funcionário abre a porta e informa, unilateralmente, que nesse dia não haverá consultas de apoio. Algumas pessoas “aventuram-se” (porque isto que se está a passar no campo da saúde é uma aventura: depende da coragem e cobardia de cada um) a perguntar porquê, como… Outros contestam, dizendo que podiam ter colocado um papel na porta, no dia anterior, a informar que não haveria consultas de apoio no dia seguinte…Friamente, o homem repete o que já tinha sido dito, sem grandes desenvolvimentos.

Lá tivemos de voltar noutro dia para tentar reservar lugar na fila da frente desta tourada: o direito a uma consulta no âmbito da saúde. E quando conseguimos entrar, aguardámos e fomos atendidos por outro funcionário que, após o meu pedido de ter uma consulta de apoio, e de ter consultado a minha ficha no computador, me diz: “Ah pois, a sua médica de família está de baixa, não é?”. Então, o que eu desconhecia é que me tinham designado uma médica de família que estava de baixa, que eu nunca conheci, informação que nunca me tinha sido comunicada.

Lá marquei a consulta e as subsequentes (à exceção de duas delas que me calhou outro profissional e que foram um verdadeiro filme de terror), com o profissional que, para mim, começou a ganhar a “forma” na minha imaginação, de médico de família. Uma pessoa recetiva, prestável, prática.

Neste momento, no período COVID e pós-confinamento, descobri (novamente por acaso) que a minha médica de família já não estava de baixa (ao que parece, já se reformou) e não tenho qualquer médico de família atribuído. Tudo bem, não sou melhor que ninguém. A quantidade de pessoas que não têm médico de família, não existindo outra hipótese senão a de recorrer a estas “consultas de apoio”, é elevada. O que eu questiono é a falta de informação e transparência nos procedimentos atuais.

Joana Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante