Na reportagem de hoje, trazemos um grupo de animação da nossa ilha Terceira “Os D’Improviso”, que interpretam nos arraiais das touradas à corda, em jantares típicos, modas terceirenses e de improviso.
É um grupo recente… apareceu este ano, mas está a conquistar o povo por onde passa. Teve a sua primeira atuação no dia 1 de Maio de 2024, na tourada à corda na freguesia das Fontinhas.
Jornal da Praia falou com um dos elementos do grupo, Samuel Martins, que explicou como apareceu e foi criado o grupo composto por 12 elementos:
“No dia 1 de Maio de 2024, na tourada das Fontinhas, entre este grupo de amigos, surgiu a ideia de percorrer algumas casas do arraial para “animar” a tourada! Assim, foi, nesse dia e no dia 11 de Maio, na tourada também nas Fontinhas, mas noutro lugar!
Com algumas modas que já existiam, sendo uma delas a moda “Sempre Cantando” dos “Só Forró”! Depois desses 2 dias, vimos o carinho, apoio e alegria que o povo estava a ter para connosco e pensamos na criação de um grupo! Porque não criar um grupo para animar os nossos arraiais e as nossas touradas, com cantigas ao improviso e com outras modas animadas? Assim foi, e criamos “Os D’Improviso”! Com uma moda de cantigas ao improviso nova, criada pelo Flávio Rocha para o qual vai o nosso agradecimento público!”.
Quanto à composição do grupo:
“Um grupo composto por 12 elementos de diferentes gerações! João Silveira, Vitor Pereira, Fábio Borba, David Borba, Paulo Fagundes, Rodrigo Silveira, Cláudio Inácio, Mário Jorge, Carmo Godinho, Francisco Toledo na melodia e Roberto Toledo e Samuel Martins, que cantam ao improviso, vão cantando algumas músicas e fazem também as cantigas ao improviso para animar o povo e honrar a nossa Terceira e a sua cultura!”, refere Samuel Martins.
Por onde passam, o grupo tem recibo calorosos aplausos e uma excelente recetividade por parte do público que está a aderir a este grupo:
“Em relação ao público não há palavras para descrever o carinho e apoio que o “povo” nos tem vindo a dar! Sente-se que o “povo” já tinha saudades e tinha falta de um grupo a animar assim as nossas touradas, arraias, entre outros eventos! Com aquilo que é muito nosso, as cantigas de improviso! Algumas a sério e com sentimento, outras falando de pessoa em pessoa e também outras na brincadeira! Só podemos agradecer por tudo o que têm feito e pelo apoio mostrado ao grupo! Obrigado!
Este ano, já atuamos em vários lugares e ainda temos muitas confirmações para o que resta do ano!”.
O que diz respeito ao futuro do grupo, Samuel Martins é perentório ao afirmar:
“Em relação ao futuro, o grupo é para continuar! Estamos neste primeiro ano de “experiência” e a verdade é que está a correr melhor do que estávamos à espera! Quem sabe, criar músicas novas, ideias diferentes! Vamos organizar ideias, falar dentro do grupo, definir objetivos e fazer de tudo para continuar a animar a nossa Ilha Terceira!”.
Samuel Martins quis deixar uma mensagem de apreço a todos:
“Obrigado a todos pelo carinho e apoio para com o nosso grupo e vamos continuar a tentar animar para onde formos convidados! Um abraço e muita saúde para todos os residentes na Ilha Terceira e para todos os emigrantes, em nome dos “D’Improviso”!”.
Desde Maio que o grupo já atuou nas Fontinhas, Vila de São Sebastião, Vila Nova, Casa da Ribeira, Serra da Ribeirinha, Quatro Ribeiras, Vila das Lajes ou Biscoitos, entre outros lugares.