Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia (JP) – O senhor Cecílio Faustino é o novo presidente da direção da Adega Cooperativa dos Biscoitos CRL. O que levou a “abraçar” este novo projeto, gerir a adega cooperativa?

Cecílio Faustino (CF) - Assumi a presidência da Direção da Adega Cooperativa dos Biscoitos, naturalmente, como produtor de vinho mas, também assumi o peso desta responsabilidade que é dirigir esta cooperativa fundada em 1999 e que comercializa vinhos de renome nacional.

Já passei por direções de várias instituições desta linda freguesia dos Biscoitos e estou como sempre “para o que der e vier”…

 

JP – Fundada em 1999, a Adega Cooperativa dos Biscoitos tem vindo a contribuir para a qualidade, comercialização e divulgação dos chamados vinhos de denominação VLQPRD – Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Região Demarcada.

Quantos associados possui a cooperativa atualmente e que serviços presta aos seus associados?

CF - Todos os elementos quer da Direção, Conselho Fiscal e Assembleia Geral são produtores de vinho.

Neste momento temos 73 associados, com perspetivas desse número vir a aumentar. Todos os cooperantes são produtores natos de uvas e reciprocamente leais a esta cooperativa. Todos contribuímos para a produção da Adega Cooperativa dos Biscoitos.

Temos o apoio de um enólogo. As vindimas, as podas, é voluntariado dos nossos sócios que permitem a adega manter as suas parcelas de vinha e a sua produção. Ficamos eternamente gratos pela humildade e altruísmo desta gente que nos apoia… desejo aqui expressar o nosso muito obrigado aos nossos sócios.

 

JP – Quais os vinhos que a Cooperativa produz e comercializa?

CF - Produzimos e comercializamos o Tinchão e o Moledo. Temos também o Magma mas neste momento está esgotado. Outro vinho é o Muros de Magma que está em estágio licoroso.

Esta cooperativa tem uma parceria que nos permite escoar e colocar os nossos vinhos em muitos mercados. Esta parceria é com um grande senhor dos vinhos em Portugal, o senhor Anselmo Mendes e com o seu amigo e colega de trabalho, Diogo Lopes, também produtor e enólogo. Anselmo Mendes, enólogo de renome no mundo dos vinhos, considerado em Portugal como um dos melhores enólogos do país, arrecadando muitos prémios nacionais e internacionais, já Diogo Lopes, grande enólogo, arrecadou no ano transato o prémio do melhor enólogo,

Mais recentemente, em 2022, a Adega Cooperativa dos Biscoitos aderiu, através da Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, à marca Geofood com os vinhos Magma, Muros de Magma e Moledo… claro que ficamos todos muito orgulhosos com as distinções!

 

JP– Vários problemas e fatores condicionam e afetam o cultivo da vinha como a falta de mão de obra, as intempéries, os fatores de produção e de mercado. Como é que a Cooperativa lida com estas adversidades?

CF – Não é muito fácil…

Temos falta de mão de obra, falta de mão de obra qualificada, um problema que tem vindo a crescer nestes últimos anos… porque estas vinhas e a área onde são plantadas só podem ser unicamente manuseadas.

Outra adversidade que tem marcado muito a produção são as mudanças do clima que afetam em muito as vinhas que contribuem para o aparecimento do míldio e apodrecimento das uvas, etc, etc…

Por exemplo, nestes últimos anos enfrentamos ciclones que arrasaram a produção e vinha está ainda a recuperar. Não temos tido produções ultimamente de grande relevo, por causa das intempéries…

Estamos a apostar na qualidade dos nossos, numa maior divulgação e queremos diversificar a nossa oferta que passa por um website, pela vertente do enoturismo e por novas tecnologias já utilizadas noutras partes do mundo como a utilização drones com vista a levantamentos cartográficos, por exemplo. Por isso, candidatámos um projeto no âmbito do PRR.

 

JP – Por forma a expandir a produção, a Cooperativa adquiriu recentemente mais uma parcela de terreno continuo para aumentar e valorizar a produção. O que levou a Adega Cooperativa a adquirir este terreno que inclui uma casa?

CF– Foram vários os motivos que levaram a aquisição desta parcela de vinhas que inclui uma casa, um terreno contínuo ao que a adega já possui. Com esta aquisição a adega passou a ter cerca de 1 hectare de terreno vinícola em produção.

Por exemplo, na falha de algum associado não conseguir entregar uvas para produção por razões várias, com este novo terreno podemos manter a produção e responder à procura dos nossos vinhos. Também, esta nova aquisição, faz parte de um projeto avaliado em mais de ¼ de milhão de euros que apresentamos no âmbito do PRR com objetivos de desenvolvermos a vertente do enoturismo que passa pela recuperação da casa, construção de um museu e de um alambique tradicional para darmos a conhecer a história do vinho dos Biscoitos.

Logo que adquirimos esta nova parcela procedemos à regularização do solo para plantarmos as tradicionais castas dos Biscoitos: Verdelho, Arinto e Terrantê.

Assim, conseguimos recuperar e continuar a proteger esta área de produção demarcada - Denominação de Origem Controlada dos Biscoitos.

 

JP – Ao longo deste ano a cooperativa pretende promover um conjunto de atividades para divulgar o vinho dos Biscoitos. O que está previsto?

CF – Este ano a adega comemora 25 anos de existência, as suas bodas de prata e para assinalar esta data vamos promover um conjunto de atividades que passam pelas jornadas da cooperativa a iniciar brevemente, queremos também homenagear os sócios fundadores que, infelizmente, muitos dos fundadores já pareceram e esta direção nunca os esqueceu. Estamos a equacionar brevemente um museu para esta cooperativa, e estamos a formalizar uma associação que nos ajudará ainda mais a valorizar Adega Cooperativa dos Biscoitos.

Quero aqui também salientar que esta cooperativa fundada nos Biscoitos é também uma cooperativa de todos os terceirenses. Estamos abertos a mais sócios e também a todos aqueles querem fazer o seu vinho, estamos preparados para isso e até temos sido contactados para esse fim.

Temos participado em feiras de vinhos e eventos do género, sempre muito positivos para os nossos vinhos.

Todos os elementos que integram a Direção, o Conselho Fiscal e Assembleia Geral dão muito do seu tempo livre para ajudar esta adega, apoio crucial para irmos mais longe. Fica aqui expresso o agradecimento também a todos os sócios e familiares, amigos e colaboradores desta casa e aos nossos clientes que publicitam e valorizam os nossos vinhos.

Aproveitamos também para agradecer à Câmara Municipal da Praia da Vitória, à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e à Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, na pessoa do seu Secretário, o Eng. António Ventura e à Junta de Freguesia dos Biscoitos, pelos apoios prestados por estas instituições.

 

Entrevista e fotos: Rui Marques/JP

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante