Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

É já no próximo dia 4 de Agosto que começa mais uma edição das Festas da Praia. Este ano o tema é “Do trigo dourado aos pássaros de ferro”.

Falamos com Judite Parreira, Diretora Artística das Festas Praia 2023 que tem a seu cargo o Cortejo de Abertura, o Cortejo Infantil e a Marcha, que falou sobre o tema “Do trigo dourado aos pássaros de ferro” e dos preparativos para os cortejos.

 

Jornal da Praia - É já no próximo dia 4 de Agosto que se inicia mais uma edição das Festas da Praia. Este ano o tema escolhido é “Do trigo dourado aos pássaros de ferro”. O porquê deste tema?

Judite Parreira – O porquê do tema… Dou muito valor ao que é nosso.

As Festas da Praia são a montra onde nós expomos aquilo que temos e o que somos… e também temos história e a nossa História é rica! Quando fui convidada para diretora artística das Festas da Praia 2023 e assumi este cargo, pensei num tema que fosse nosso e mais do nunca, num tema relacionado com a nossa História. Desde o Povoamento, passando pelas Lutas Liberais, mas desejava um tema mais recente que tocasse mais as pessoas e que as envolvesse mais. Acabei por focar-me na história do Ramo Grande que foi o celeiro da ilha e na sua importância económica depois na transformação do campo de trigo em campo de aviação que este ano faz 80 anos, que contribui para a minha escolha. Com a vinda dos ingleses, na altura essa transformação foi uma preocupação para os habitantes locais receosos de perderem o pão que dava nos campos de trigo e o próprio Vitorino Nemésio, um homem com visão, mas que no poema “Cantigas ao Campo das Lajes” diz que “Cimento não dá pão alvo”, ele também tinha dúvidas na construção da pista. Dois anos depois vieram os norte-americanos e o cimento acabou por dar mais pão. Daí a escolha do tema “Do trigo dourado aos pássaros de ferro”.

Os pontos de destaque das Festas da Praia são os seus cortejos, nomeadamente o de abertura e o das crianças que levam a cidade da Praia da Vitória considerável público. O tema expressa-se no cortejo de abertura?

Sim, será mesmo. A construção dos carros alegóricos já está numa fase bastante avançada. O cortejo de abertura é no dia 5 de Agosto, já estamos a menos de um mês do cortejo. São 4 carros alegóricos. Os 3 primeiros referem essa parte da história e o quarto carro “é um passo mais à frente” porque temos de pensar no futuro e nas potencialidades da base, não esquecendo, também, a nossa baía porque é necessário voltarmos para o mar, criar novas valências para potenciar a nossa baía. E temos jovens com muito talento que voltarão a dar à Praia a dimensão que ela já teve no passado porque entendo que a Praia será aquilo que os praienses quiserem.

O cortejo de abertura tem cerca de 90 elementos e no das crianças 40.

A noite das marchas será no dia 11 e a marcha oficial, também subordinada ao tema “Do trigo dourado aos pássaros de ferro” abre o cortejo de abertura no dia 5 de Agosto.

A letra é do José Esteves, a música é do Gualter Silva e os figurinos da marca Meneses, os elementos perceberam muito bem a ideia…

Além do cortejo de abertura teremos o cortejo das crianças…

Este ano tema o cortejo infantil é “Conta-me um conto”. As crianças são o futuro da Praia e é importante que elas sonham, que imaginem.

O cortejo infantil será no dia 10 de Agosto, vésperas do feriado.

Como estão a decorrer os preparativos?

Este ano, dadas as contingências financeiras que a Câmara Municipal atravessa, começamos mais tarde, se haveria festa ou não, qual seria a dimensão da festa se seriam nos mesmos moldes e tivemos de começar mais tarde os preparativos. Os trabalhadores estão mais atarefados nos armazéns e foi difícil encontrar costureiras… mas acredito que no dia tudo estará aposto!

No que diz respeito ao cortejo de abertura, ninguém faz nada sozinho e que tenho uma equipa disposta a trabalhar ao meu lado para que o cortejo saia com a dignidade de sempre. Tenho de realçar aqui o criativo do cortejo de abertura que é o João Pedro Andrade, mas depois há toda uma equipa que não mede esforços para que o cortejo e que as festas em geral aconteçam.

A Prof. Judite é uma pessoa que tem dedicado a sua vida à dinamização cultural no concelho e na ilha Terceira. Essa experiência será aplicada nas festas deste ano?

Eu creio que sim. Nós somos aquilo que trazemos connosco, a nossa bagagem. E portanto todas essas vertentes pelas quais eu passei estão presentes em mim e vão ajudar-me agora a compor melhor as minhas funções, aquilo que tenho de fazer.

Qual a mensagem que deixa a quem quer visitar a Praia da Vitória nestes dias?

Vamos ter dias bonitos. A Praia vai estar engalanada como sempre acontece todos os anos que se põe linda para as suas festas. O enquadramento da nossa baía com aquela luz e com aquela cor. As pessoas estão de férias, bem dispostas e predispostas para a festa. Portanto, são ingredientes necessários para que a festa corra bem e eu acredito que vai correr bem e espero que as pessoas venham em grande número, sei que há muito emigrantes por estas alturas na ilha e muitos turistas que nos visitam porque Agosto é um mês de excelência.

Texto: Rui Marques/JP

Fotos: João Costa/JP

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante