Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia - No seu discurso aquando das comemorações dos 159 anos de existência do Lar Dom Pedro V fez um balanço dos últimos 23 anos da instituição. Planificado em 1998 a instituição viu crescer as suas valências, infraestruturas, serviços prestados e recursos humanos. A que se deveu este crescimento? Veio beneficiar a população?

João Canedo - Nas várias reuniões de direção nesses tempos tivemos sempre presente a ideia e necessidade que tínhamos de melhorar continuamente a qualidade das valências existentes e procurar criar outras tendo em atenção as necessidades existentes na nossa comunidade.

Como gosto de dizer, pensámos a Instituição a 20 anos, analisando as necessidades da comunidade, iniciámos o projeto de 6 residências assistidas (T1), usando o dinheiro que a Instituição tinha a prazo. Após a construção destas residências, solicitámos um empréstimo à banca e começamos na construção de mais 12 residências assistidas.

Conforme disse anteriormente tínhamos de melhorar a qualidade das valências existentes, nesse tempo a fisioterapia e os gabinetes médicos funcionavam no r/c do antigo tribunal e como era um edifício antigo e com poucas condições, começamos a pensar criar um clube de saúde onde tivemos estas valências e criar outra própria e desenhada para o efeito. Como achávamos que os nossos utentes do futuro seriam pessoas com hábitos da prática de exercício físico, criámos um ginásio. Ficámos então com um Clube de saúde Dom Pedro V, com um centro de fisioterapia, Gabinetes médicos e ginásio para melhor servir os nossos utentes e aberto à comunidade, com muita qualidade e inaugurado em 2002.

Foi sempre espírito das direções desta Instituição, inovar e procurar sempre ir ao encontro das necessidades da nossa comunidade e por essa razão, o benefício da população, foi ter a escolha de usufruir das nossas 18 residências assistidas e de um Clube de saúde com uma ótima qualidade de serviços para apoiar a população residente e não residente.

No ano de 2012, inauguramos a obra de ampliação do Lar (antigo tribunal), em 2015 foi inaugurada a obra de remodelação do edifício sede. Posto isto, achamos nós que não bastava termos umas excelentes infraestruturas e bem equipadas, necessitávamos também de ter um serviço de qualidade. Neste sentido, em 2016, fomos creditados pela qualidade através da ISO 9001:2008 e em 2018 fomos atualizados pela ISO 9001:2015.

Jornal da Praia – O Lar Dom Pedro V pretende dar inicio em 2022 à obra de ampliação da Unidade de Cuidados Continuados e em “projeto” está a pretensão de uma Unidade de Demências e Paliativos. Estes dois projetos vão diversificar a oferta disponível da instituição e o porquê dos mesmos?

João Canedo - O que nós pretendemos com esta ampliação da nossa Unidade de Cuidados Continuados Integrados é aumentar a nossa capacidade em 8 camas e ainda termos 2 camas para situações de paliativos, que muita falta no nosso Concelho. Esta é a nossa pretensão, que há mais ou menos 3 anos andamos a tentar ter o apoio do Governo Regional, faltando sempre a última palavra que é de nos apoiar nesta obra que na nossa perspetiva é de extrema necessidade para melhor servirmos a nossa população.

Temos o projeto já em fase de finalização e uma verba atribuída que consta no orçamento do GRA para 2022, mas de momento não possuímos nada definitivo referente ao apoio na ampliação do mesmo.

Visto não termos conseguido o apoio do Governo Regional anterior para esta ampliação, aguardamos que este novo Governo Regional com outro paradigma e vendo a necessidade urgente deste aumento, dê a sua concordância e possamos começar a obra da Unidade de Cuidados Continuados Integrados e paliativos em 2022.

Temos também em esboço um espaço para uma Unidade para demenciais com capacidade para 16 camas. Esta é uma valência que faz todo o sentido em ser implementado na nossa instituição, tendo em conta que cada vez mais existe a necessidade de criar uma resposta para pessoas com estas patologias especificas. Além disso, e relacionado com o aumento do espaço média de vida, verificamos mesmo dentro do nosso espaço a existência de pessoas com estas patologias. Neste sentido, a nossa ideia é de criar uma estrutura com pessoal qualificado nestas patologias e contribuir para uma melhor qualidade de vida a estas pessoas.

Jornal da Praia – Atualmente quais os serviços e valências que o Lar Dom Pedro V presta e possui? E em termos de recursos humanos são os necessários para o bom funcionamento da instituição?

João Canedo - O Lar Dom Pedro V tem as seguintes valências: ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (lar idosos como conhecido), SAD – Serviço de Apoio Domiciliário (higiene pessoal e alimentação), centro de dia, unidade de cuidados continuados integrados, cantina social, residências assistidas, centro de fisioterapia, gabinetes médicos e o Protocolo de RSI.

O quadro de pessoal nunca é o adequado, tendo em conta que estamos sempre à procura de melhorar os nossos serviços sendo que só o podemos concretizar aumentando o nosso quadro pessoal e deste modo apostar em pessoal qualificado.

Posso dizer que em 2011 tínhamos um quadro de pessoal de 33 funcionários e hoje somos perto de 90.

Jornal da Praia – Nestes 159 anos o Lar Dom Pedro V tem vindo assumir-se como uma instituição de referência na prestação de serviços sociais nos Açores, muito além da sua matriz gerontológica. O “Asilo da Praia” carinhosamente conhecido em agora em pleno séc. 21 uma instituição de referência nos Açores. Atualmente como vê a instituição e a gerontologia nos Açores e mesmo em Portugal? Os lares são ainda considerados “depósitos” de idosos?

João Canedo - Essa é uma ideia errada que algumas pessoas têm e na maioria são pessoas que não tem relação nenhuma com as ERPI (Estruturas Residenciais para Idosos), ou mesmo que nunca entraram em nenhuma.

Também temos alguma comunicação social que ainda reflete que estas Instituições continuam a prestar o mesmo serviço de há vários anos e que não evoluíram.

Antes da pandemia estávamos a efetuar um bom trabalho ao fazer com que as famílias estivessem mais presentes na vida quotidiana dos nossos utentes e tínhamos várias famílias que visitavam frequentemente os seus familiares. Após março de 2020, derivado à pandemia fomos obrigados a afastar as famílias dos nossos utentes e temos a esperança que até final deste ano possamos ter uma maior abertura e que os nossos idosos possam ter algum afeto das suas famílias e amigos.

Hoje em dia para podermos ir ao encontro de muitos requisitos legais somos obrigados a ter um quadro de pessoal completo com recursos humanos qualificados, desde assistentes sociais, animadores, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, auxiliares e outros, que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes.

Uma das áreas que a instituição investe é na formação do nosso quadro de pessoal, achamos que não é um custo, mas sim um investimento na qualidade. Temos a preocupação de pelo menos ter uma formação anual, o que achamos que ajuda a melhorar a qualidade e motivação dos nossos funcionários.

Jornal da Praia – Quais os projetos que o Lar Dom Pedro V tem para os próximos anos?

João Canedo - Os nossos projetos já estão praticamente explanados nas minhas respostas anteriores, ao pensarmos a instituição aos próximos 10 anos, desde as Unidade de Cuidados continuados, paliativos e de demenciais. Porém, nunca se sabe se vamos abraçar outros projetos além destes, tem tudo a haver com as necessidades da nossa comunidade.

 Vamos estar atentos.

Entrevista e fotos: Rui Marques

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante