Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O 25 de Abril de 1974, a Revolução dos Cravos, faz no próximo dia 25 de Abril, 50 anos, revolução “que se quis diferente de qualquer outra. Pelo nome, por esses cravos vermelhos que encarnam a Primavera, a sua seiva e eflorescência”, e embriagou o povo de liberdade, negada durante a longa noite fascista, que na madrugada de 25 de Abril de 1974, foi derrubada, terminando assim a ditadura mais antiga da Europa Ocidental, praticamente sem derramamento de sangue.

Um também importante legado do 25 de Abril, foi pôr termo à guerra colonial, que entre 1961 e 1974, obrigou a juventude portuguesa a receber um camuflado e uma espingarda automática G3, e sendo forçados a irem para as colónias portuguesas de África para lutarem contra os movimentos de libertação das colónias, quando as principais potências coloniais da Europa já tinham aberto a “mão aos seus impérios”, a ditadura de Salazar não alterou a política que vinha praticando, e considerava Portugal um país uno desde o “Minho a Timor”, o que implicou uma guerra colonial injusta e sangrenta, onde participaram 800 mil jovens portugueses, e faleceram 9 mil, ficaram mutilados 100 mil, e desertaram 10 mil militares, por isso o fim da guerra colonial e a libertação das colónias portuguesas se deve ao 25 de Abril.

À Revolução dos Cravos, deve-se ao papel primordial desempenhado pelos militares, esse “Movimento das Forças Armadas”, alicerçado por jovens capitães mais politizados em instaurar e perpetuar a democratização no país, a descolonizar e desenvolver social e economicamente o território português, que se encontrava de costas voltadas para a Europa dominada pela liberdade, pela democracia e pela solidariedade. Volvidos 50 anos, a duração da democracia portuguesa, ultrapassou a ditadura em Março de 2022.

As autonomias político/administrativas da Madeira e dos Açores, são também uma consequência do 25 de Abril, que durante a ditadura Salazarista e Marcelista colonizou arduamente os Açores e a Madeira, onde a ausência de liberdades públicas e de eleições livres condicionaram a vontade dos povos das ilhas, a livre administração dos Açores e da Madeira, pelos açorianos e pelos madeirenses.

As autonomias regionais dos Açores e da Madeira, são resultado vivo e sensível da magia de 25 de Abril, e devem ser acarinhadas, desenvolvidas progressivamente para o bem dos Açores, da Madeira e das suas gentes.

Sebastião Lima, Diretor

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante