Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Celebra-se de 23 a 30 de setembro a Semana Europeia do Desporto, e nos Açores esta data será celebrada nas nove ilhas dos Açores promovida pela Direção Regional do Desporto e com a colaboração de toda a comunidade desportiva e autarquias.

O lema deste movimento pela saúde resume-se à expressão: Somos ativos por Natureza, 𝗝𝘂𝗻𝘁𝗮-𝘁𝗲 𝗮𝗼 𝗺𝗼𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼! #acoresativos #desportonatureza #BeActive.

A prática de atividade física pela comunidade trás benefícios a médio e longo prazo. Beneficia a saúde física e mental. As crianças que iniciam e experimentam diversos desportos criam o gosto pela prática desportiva, os quais contribuam também para trabalhar a sua concentração, desenvolver habilidades e promover a integração em diferentes contextos: grupo de amigos/as, clubes locais, conhecimento de outras regiões, culturas. Permite criar bases para a resolução de conflitos entre pares através da competição ou mera prática.

Em março de 2018, escrevi um texto “Desporto não é rebuçado” no qual refletia a aceitação do desporto como algo, de base na vida das crianças/jovens. Desconstruindo a ideia de base , muitas crianças/ jovens não praticam uma modalidade para corresponder aos ideais dos pais e mães, eles/elas estão nas suas actividades com empenhamento e por conseguirem satisfazer as suas necessidades de realização pessoal, permitindo gerir o escape de emoções, menos positivas, inerentes ao acto de crescer. O desporto deverá ser visto como algo de positivo e não como um rebuçado que se dá e tira conforme o comportamento da criança ou jovem. Não é algo que para muitos atletas, permaneça em segundo plano. Há que aceitar que para eles e elas é uma prioridade, constituindo a base do seu crescimento. Não é pelo facto de se tirar os treinos, os jogos, as competições que se vão alcançar bons resultados escolares ou de comportamento. É no jogo, do dá e tira, que entram em campo mais conflitos… Há que perceber que para os desportistas não há dias de semana e fim de semana sem luta, sem treinos e sem jogos. Não há festas de aniversário ou momentos familiares mais importantes do que o compromisso que assumem consigo ou com a equipa. Continuam a gostar da família, dos amigos/as, da escola, do lazer, no entanto, são seres únicos capazes de entregarem-se para atingir os seus objectivos de forma saudável.

Nesta semana de promoção desportiva é preciso realçar o esforço dos pais/mães, que acompanham a vida desportiva dos filhos/as. Fazendo esforços em torno da vida familiar para permitir a ida aos treinos e competições. Os clubes e associações que trabalham em prol das suas modalidades com esforço e muito voluntariado de membros de direções.

A nós comunidade é preciso manter-nos ativos pela nossa saúde: caminhando, frequentando ginásios e desportos que nos despertem o interesse.

Carla Félix, Diretora Adjunta

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante