Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Importa manter bem vivo o sentido realista da verdadeira essência do Natal, que com o passar dos anos, se transformou materialisticamente “no culto da Árvore de Natal, como montra/depósito dos muitos presentes a trocar na véspera do dia do nascimento Daquele que deveríamos estar a comemorar”, o Menino Deus, no presépio de Belém, num humilde estábulo, aconchegado nos braços da Virgem Mãe, na presença de São José, e no calor dos animais domésticos, símbolo do amor, da fraternidade, e da solidariedade para com todos os homens de boa-vontade.

Sem dúvida, como já dissemos, o Natal dos nossos dias está mutilado com grandes abalos sociais, profunda fome, grande miséria, guerras sangrentas e revoluções contra a liberdade dos homens, onde nos afastamos do “Belo”, a forma mais significativa da revelação da verdade, por isso urge ultrapassar a metafísica radical, que suplanta a ideia de Deus, como meta suprema no caminho da descoberta da verdade.

Neste Natal, não podemos ficar alheados à hedionda Guerra na Ucrânia, onde o poder maligno do ditador russo, Vladimir Putin, pretende destruir aquele país, lançando a morte de milhares de ucranianos, crianças, jovens, idosos e homens, que validamente lutam pela soberania do seu país, com gastos de biliões de dólares nas armas de guerra, quando no mundo impera fome, miséria e epidemias, que vitimam milhares de pessoas, nomeadamente nos países mais pobres, sem meios económico-financeiros para enfrentarem tais catástrofes.

Neste Natal, tivemos a felicidade de o Papa Francisco nomear o Bispo Armando Esteves Domingues, auxiliar da diocese do Porto, para Bispo da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores.

O Bispo Armando Esteves Domingues, tem 65 anos de idade, nasceu em Oleiros, Distrito de Castelo Branco e substitui na Diocese de Angra, o Bispo João Lavrador, que foi nomeado, Bispo de Viana do Castelo. O quadragésimo Bispo de Angra, Armando Esteves Domingues, foi ordenado Padre a 3 de Janeiro de 1982 e Bispo, no 16 de Dezembro de 2018, o Bispo Armando ocupou cargos de “pároco em várias paróquias, capelão militar, professor de Educação Moral Religiosa e Católica, ecónomo diocesano, assistente regional dos Escuteiros Católicos e vigário geral”, é presidente da Comissão Missão e Nova Envangelização e membro da comissão Laicado e Família da Conferência Episcopal Portuguesa.

Estamos convictos que o novo pastor da nossa Diocese irá orientar-nos no caminho da salvação e da verdade, para construirmos a paz familiar e social como núcleo primordial do bem-estar das pessoas, afim de alcançarmos a eterna felicidade.

O Jornal da Praia deseja ao Bispo Armando os maiores sucessos na sua nova missão nestas paragens açorianas.

Nesta quadra natalícia, e apesar do nefasto quadro que traçamos, não podemos deixar de ter esperança em modificar a nossa inércia, a nossa passividade, perante a realidade das coisas para nos empreendermos de alma e coração na construção de um mundo melhor, mais igual, mais fraterno e solidário que transborde a verdadeira essência do Natal, pois como dizia Santo Agostinho “in interiori homine habitat veritas” (no interior da alma do homem habita a verdade).

Finalmente, resta-nos desejar em nome do Jornal da Praia, a continuação de um Santo Natal e um Ano Novo muito próspero e feliz aos nossos associados, colaboradores, leitores, e patrocinadores.

Sebastião Lima, Diretor

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante