Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

2022 já cá está e lentamente a vida retoma o seu ciclo normal. Após os habituais balanços as empresas reabrem, acabaram-se as férias natalícias, as escolas retomam a sua imprescindível atividade presencial, e muitos jovens estudantes embarcam na sua aventura académica. Esta é também a altura das habituais resoluções de ano novo, e Jornal da Praia também as tem!

A primeira, e provavelmente a mais importante, é manter as edições periódicas do único jornal impresso do concelho. Apesar das imensas dificuldades e do enorme desafio que é gerir e publicar um jornal com base no voluntariado, iremos fazer o nosso melhor para dar continuidade a este nosso, vosso Jornal da Praia.

A segunda é tentar fazer melhor. Iremos manter o que entendemos estar a fazer bem e trabalhar para melhorar o que está mal. Há sempre espaço para aprimorar, e a equipa deste atual quinzenário pretende, humildemente, fazer um pouco melhor, para quando chegar a altura de partir, poder afirmar orgulhosamente que teve um impacto positivo num projecto, que mais do que pertencer um “Grupo de Amigos”, é património de uma cidade e da sua comunidade. Goste-se ou desgoste-se é uma ferramenta, neste caso de imprensa, que existe e está ao serviço do povo Praiense, Terceirense e Açoreano.

Em perspectiva, e em boa verdade, estes desejos não são novos nem resoluções de fim de ano, pois esta é a atitude que todos os dirigentes e colaboradores deste jornal tentam ter durante todo o ano. Ora, este pensamento leva-nos à breve reflexão que queremos partilhar convosco relativamente às resoluções de ano novo.

Como todos nós sabemos o nosso tempo nesta terra é limitado e muitas vezes curto para tudo o que ambicionamos fazer, por isso fazer resoluções para ano novo tem a finalidade muito útil de nos ajudar a estabelecer metas e objectivos, e isso, muitas vezes, ajuda o ser humano a alcança-los. Mas como atrás escrevemos, só cá estamos por alguns aniversários, e por isso não devemos adiar os nossos objectivos para o final do ano, devemos fazê-lo hoje porque amanhã poderá ser tarde. Seja perder peso, seja deixar de fumar, seja tirar um curso, aprender um ofício, viajar ou simplesmente ajudar alguém. Não esperem pelo fim do ano.

É que, ao contrário do título, geralmente ano novo não significa vida nova, mas sim uma continuação da nossa vida, tal como ela era no final do ano anterior. Apesar de não deixar de ser uma data simbólica, uma espécie de cronómetro da nossa vida quotidiana, que nos permite traçar os tais objectivos com relatividade temporal, é meramente uma data. Pedimos novamente, não se deixem enganar por ela, porque certamente, não é uma data que nos faz perder peso ou aprender, mas sim a nossa força de vontade, a nossa motivação e capacidade de sacrifício.

Terminamos esta pequena reflexão com um desafio: Estabelecem objectivos, sejam eles quais forem, mas comprometam-se com eles como se de uma aposta avultada se tratasse. Se no final do ano tiverem cumprido apenas um, que vos tenha complementado, tornado melhores ou simplesmente satisfeitos, então já terá valido a pena.

Caros leitores, como não poderia deixar de ser, neste primeiro editorial do ano Jornal da Praia deixa a todos os votos de um 2022 de muitos sucessos, com saúde e felicidade. Acrescentamos ainda um especial abraço de agradecimento a todos aqueles que de algum modo colaboram com este quinzenário Açoriano, nomeadamente os nossos patrocinadores e assinantes.

Antes do final, uma pequena nota: Não sei se os leitores repararam, mas é possível escrever sem falar em covid! Agora sim, despedimo-nos, esperando não ter de voltar a escrever sobre o vírus, a não ser para anunciar a sua morte, com letras bem grandes! Jornal da Praia deseja sinceramente que este ano seja um verdadeiro virar de página nesta epopeia pandémica, e que, este desta vez, seja mesmo Ano Novo, Vida Nova! Aquele abraço Praiense!

Luis Moniz, Diretor Adjunto

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante