Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, considerou que os alunos do 1.º e do 2.º ano de escolaridade abrangidos por programa apoio á leitura apresentaram melhores resultados no ano letivo 2021/2022.

 “Os resultados obtidos na aferição da leitura dos alunos com mais dificuldades na leitura dos dois primeiros anos de escolaridade são muito satisfatórios”, considerou.

De acordo com a governante, alguns dos alunos apoiados “ultrapassam mesmo os resultados da média da turma”, acrescentado que esta é uma situação “que se verifica apenas nos Açores e não no resto do país”.

Em causa estava a apresentação dos resultados do programa “AaZ – Ler Melhor, Saber Mais”, que identifica as crianças com maiores dificuldades na aprendizagem inicial da leitura e da escrita, seguindo uma lógica de detenção precoce das dificuldades, e que decorreu no primeiro dia de reunião do conselho coordenador do sistema educativo regional.

A titular da pasta da Educação explicou que o projeto inicia “com uma primeira avaliação a todos os alunos” do 1.º e 2.º ano de escolaridade, sendo feita “uma triagem para identificar os alunos com mais dificuldades” que serão acompanhados pelos professores tutores do projeto. 

 “Seguidamente, é feita uma avaliação, não somente dos alunos que estão abrangidos pelo programa, mas de toda a turma, para identificar o nível de evolução dos alunos que recebem o apoio extra por comparação com os seus colegas”, acrescentou.

Durante a apresentação da avaliação, Sofia Ribeiro pediu que os presidentes dos conselhos executivos fizessem a discussão dos resultados junto dos conselhos pedagógicos das unidades orgânicas do sistema educativo, garantido que a Secretaria iria “estender a formação sobre o programa AaZ aos professores que o suscitassem”.

O programa AaZ é de adesão voluntária pelas escolas, foi reforçado nas escolas dos concelhos mais afetados pela pandemia Covid-19 e acompanha, neste momento, 336 alunos em todas as ilhas dos Açores. Fonte: GOV Açores

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante