O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lamentou hoje a morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, lembrando o seu percurso político e cívico e sublinhando o legado deixado em prol da democracia Portuguesa.
“Jorge Sampaio deixa um legado que muito honra a democracia Portuguesa e o prestígio da Presidência da República”, declarou José Manuel Bolieiro, em reação à morte do antigo Chefe de Estado.
Jorge Sampaio morreu hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Cruz, em Lisboa.
Atualmente, para além de Conselheiro de Estado, tal como o Presidente do Governo dos Açores, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013.
Sobre este ponto, José Manuel Bolieiro definiu Jorge Sampaio também como uma “figura incontornável da vida cívica”, um homem dotado de uma “especial sensibilidade humanitária” de contornos semelhantes ao povo português, um “povo humanitário, solidário, disponível para prestar bons serviços à humanidade”.
“Em nome pessoal e em nome do Governo da Região Autónoma dos Açores deixo condolências ao povo português e à família do doutor Jorge Sampaio”, concretizou o Presidente do Governo.