Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Produção, transformação e distribuição estarão sentados à mesma mesa a debater a sustentabilidade do setor agrícola nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória e Colóquio de Agricultura Sustentável, que decorrem a 12 e 13 de abril nas instalações da Sociedade Filarmónica de São Brás.

Para a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória trata-se de uma “oportunidade única para o debate da valorização do rendimento dos agricultores na ilha e na Região”.

“Sentados à mesa, no sábado, dia 13, teremos Maria Marramaque, da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, Gonçalo Lobo Xavier, da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, e Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores. Ou seja, no mesmo local, as três componentes da cadeia produtiva poderão dar o seu contributo no debate para que os nossos agricultores esclareçam dúvidas, troquem ideias e todas as partes, de viva voz, apresentem a sua visão e propostas para a sustentabilidade do setor”, sublinha Vânia Ferreira, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação das Jornadas Agrícolas 2024 e Colóquio de Agricultura Sustentável, que decorreu ao final da tarde de segunda-feira, dia 08, nos Paços do Concelho.

“Além desta novidade, pela primeira vez, os participantes nos trabalhos receberão um certificado pela sua presença, o que é importante porque, em nosso entender, inicia um novo patamar neste evento, que passa a ser reconhecido também como um momento formativo”, adianta a autarca praiense.

As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, este ano, ganham uma nova componente, o Colóquio de Agricultura Sustentável, que, ocorrendo no dia 13, introduz uma componente mais participativa e de debate, reservando-se a sexta-feira, dia 12, para as intervenções de índole mais técnica.

“As jornadas são um momento importante, porque trazem novos conhecimentos e novas abordagens aos nossos problemas. Este ano, entendemos importante dividir, em certa medida, os trabalhos num dia mais técnico e num dia de maior debate e troca de ideias. Acreditamos que valorizamos o evento e, acima de tudo, reforçamos a sua atratividade”, explica, por seu turno, José António Azevedo, presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira.

Este ano, as Jornadas Agrícolas e o Colóquio de Agricultura Sustentável resultam da coorganização das associações agrícolas locais: Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), Bioazórica e Associação dos Produtores de Leite Biológico (APL-Bio), criada recentemente e que, pela primeira vez, se junta à organização.

Para Diego Aguiar, presidente da AJAT, “as jornadas não resolvem os problemas dos agricultores, mas representam um momento importante para que estes ganhem novos conhecimentos e novas ferramentas que, postas em prática, podem contribuir para a melhoria dos seus rendimentos”.

“Da nossa parte, destacamos a presença de Jaime Ferreira, com imensa experiência na produção biológica, assim como a degustação de produtos bio na pausa para café nas jornadas”, adianta Miguel Garcia, da BioAzórica.

“Da parte dos produtores de leite biológico, é com enorme agrado que recebemos o convite da Câmara Municipal para trabalhar neste evento e estamos convencidos que voltará a ser um espaço de enorme importância no debate dos temas que nos preocupam”, sublinhou Bento Pereira, presidente da APL-Bio.

As Jornadas Agrícolas iniciam-se na sexta-feira, dia 12 de abril, pelas 20h00, com a sessão de abertura protagonizada pelo presidente da Junta de Freguesia de São Brás, Marco Toste.

A partir das 20h05, com moderação de Francisco Faria, intervêm Telma Barcelos (“Carne Bovina na perspetiva do mercado”), Teun Sleurink (“Eficiência, rentabilidade e sustentabilidade na produção de leite”), Alda Correia (“PEPAC Açores – perspetivas, alterações e impacto sobre os agricultores”) e Jaime Ferreira (“Agricultura biológica e sustentável”).

No sábado, dia 13, a partir das 09h30, ocorrem visitas às explorações de Délio Sales e de Bento Pereira e à BioFontinhas.

A partir das 20h00, decorrerá o Colóquio de Agricultura Sustentável, com uma mesa redonda iniciada por três intervenções (“Valorização da economia circular na produção de leite”, por Maria Marramaque, da Associação Nacional de Industriais de Lacticínios; a “Qualidade e exportação do produto açoriano”, por Gonçalo Lobo Xavier, da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição; e a “Análise ao setor agrícola regional e otimização de recursos”, por Jorge Rita, da Federação Agrícola dos Açores), seguindo-se debate.

Os trabalhos têm fim marcado para as 21h30 com a sessão de encerramento protagonizada pelas intervenções dos presidentes da APL-Bio, Bento Pereira, da Bioazorica, Miguel Garcia, da AJAT, Diego Aguiar, da AAIT, José António Azevedo, da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, e do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.

A participação nas jornadas é gratuita e aberta ao público, mas à entrada haverá inscrição para acesso ao certificado de participação. Fonte: CMPV

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante