A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, defende é obrigação dos decisores públicos garantir e concretizar medidas que confiram dignidade e valorização ao trabalho dos produtores agrícolas.
A ideia foi expressa na sessão de encerramento das XV Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreu na noite de sábado, dia 25, no Salão de Festas de Santa Luzia.
“Alguém já disse que, enquanto sociedade, devemos valorizar os professores porque formam as novas gerações. Eu acrescento: valorizemos também os nossos produtores porque eles alimentam as gerações atuais e as gerações futuras. E esta parece-me a ideia chave que tem de conduzir a ação de todos nós: a agricultura alimenta-nos. Da mesma forma que lhe exigimos que nos garanta o alimento; preocupemo-nos em lhe garantir os meios para que cada produtor o faça de forma digna e valorizada”, argumentou a autarca praiense.
“Tal atitude, sem qualquer dúvida, alimentará a atratividade do setor, para que novos jovens assumam como opção de vida a criação de alimento vegetal e animal. Estes devem ser os nossos focos”, frisou Vânia Ferreira.
De igual modo, a presidente da Autarquia sublinhou ser fundamental que o desenho de políticas e medidas tenha na base preocupações humanistas e regenerativas dos recursos agrícolas.
“É fundamental que, enquanto decisores políticos, trabalhemos na urgência de apoios e medidas que privilegiem a regeneração dos recursos e premeiem soluções humanistas e humanizantes. Ou seja, não devemos apenas insistir na sustentabilidade dos resultados; devemos também incentivar à adoção de práticas regenerativas dos recursos; Não devemos premiar ações que primam pelos resultados numéricos; ao invés, devemos potenciar medidas que tenham como enfoque a dignidade do ser humano, a qual se expressa também na sua capacidade de geração de riqueza e na sua valorização enquanto pessoa e enquanto agente ativo na alimentação humana”, adiantou.
Na sua intervenção, Vânia Ferreira enalteceu ainda o empenho das entidades parceiras na organização desta edição das Jornadas Agrícolas (Associação Agrícola da Ilha Terceira, Associação de Jovens Agricultores Terceirenses e Bioazórica) e renovou o compromisso municipal com as próximas edições do evento de debate e reflexão sobre o setor agrícola insular.
Na sessão de encerramento intervieram também o presidente da Bioazórica, Miguel Garcia, o presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, Diego Aguiar, o presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, José António Azevedo, o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, e o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.
As XV Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória decorreram nos dias 24 e 25, no Salão de Festas de Santa Luzia subordinadas ao tema “Agricultura ajustada ao novo panorama global”. Fonte: CMPV