Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A partir desta segunda-feira, 28, começa a ser distribuído por todas as habitações do Concelho da Praia da Vitória o Guia do Comércio Local. A publicação identifica e reúne os contactos das empresas e estabelecimentos comerciais em cada freguesia.
A iniciativa, liderada pelo vereador Tiago Ormonde, com o pelouro da dinamização empresarial e promoção do comércio local, pretende incentivar o consumo no comércio local.
“Por diversas vezes, ouvimos alguém dizer que desconhece que uma determina empresa ou loja existe na sua freguesia. Várias juntas de freguesia foram reunindo dados e apresentando diretórios de serviços e empresas no seu território. Mas achamos que faltava uma listagem global. Esta recolha decorre dessa necessidade. A partir de hoje, cada praiense pode consultar o guia, saber que tipo de estabelecimentos ou empresas tem na sua freguesia ou nas freguesias vizinhas e comprar lá o que precisa. Continuamos a advogar o mesmo: se cada um tiver a preocupação de dirigir uma parte do seu plafond para compras no mercado de proximidade, ajudamos os nossos empresários e comerciantes”, sublinha Tiago Ormonde.
“Cada um de nós trabalha ou tem um familiar, um amigo ou um vizinho que trabalha numa empresa ou num estabelecimento comercial local. Temos o dever de ajudar que esses negócios perdurem, porque, em última análise, estamos a contribuir para o sustento de quem nos é próximo. As empresas e as lojas locais só resistem se venderem. Muitas vezes, por pura conveniência, compramos tudo no mesmo local. Mas se formos direcionando uma parte das nossas compras para esses locais, estamos a ajudar que elas sobrevivam e, até, cresçam”, enfatiza.
Tiago Ormonde agradece a colaboração das juntas de freguesia na inventariação dos negócios.
“A recolha de base estava feita pelas juntas de freguesia, que foram lestos em nos ceder esses dados e nos apoiaram na atualização dos mesmos. Espero que as pessoas compreendam que pode haver negócios que não estão na listagem. Por isso, o nosso objetivo é, com a regularidade possível, proceder à atualização e redistribuição do guia em formato físico”, explica.
“Além disso” - indica Tiago Ormonde – “estamos a trabalhar para que estas informações fiquem disponibilizadas na internet, numa plataforma de fácil consulta e que podemos atualizar regularmente”.
O Guia do Comércio Local insere-se na estratégia municipal de dinamização empresarial e promoção do comércio local.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante