Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, inaugurou, ao final de tarde da passada quarta-feira, investimentos de cerca de 250 mil euros, na Freguesia dos Biscoitos, nomeadamente as obras de requalificação e beneficiação do Bar do Abismo e a nova infraestrutura de apoio à Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas.
Numa cerimónia onde estiverem presentes várias entidades locais, o edil praiense lamentou “os atrasos registados na obra do Bar do Abismo” e destacou “o rigoroso cumprimento de prazos e orçamentos” da obra na Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas, assumindo que o Município continuará a investir na Freguesia dos Biscoitos, pelas “mais valias incalculáveis que tem para oferecer”.
“Hoje é um dia importante, porque terminamos um processo de uma obra que se transformou penosa, pela forma como a empreitada decorreu. Adjudicámos esta obra do Bar do Abismo em abril de 2020, com o valor de 150 mil euros (valor que foi cumprido), mas o prazo de 90 dias para a sua execução não. Já a obra de construção das infraestruturas de apoio à Calheta dos Lagadores/Fonte das Pombas foi adjudicada e contratualizada em maio de 2021, com um prazo de 60 dias e um valor de 100 mil euros, tendo ambas as condições sido rigorosamente cumpridas”, salientou.
Frisando tratar-se de dois investimentos realizados “exclusivamente com fundos próprios” da Autarquia, Tibério Dinis elencou as mais valias que, a partir de agora, estão ao serviço dos concessionários dos espaços e dos utilizadores das zonas balneares dos Biscoitos.
O Bar do Abismo registou uma ampliação para o triplo das zonas de cozinha e área de refeições, tendo sido intervencionadas as instalações sanitárias e balneários de apoio aos banhistas, que passam a ter acessos separados. Já na Calheta dos Lagadores foi inaugurado um edifício de apoio à atual zona de banhos com sanitários, balneários, bar e quarto de arrumos para os equipamentos de apoio. Considerando a proximidade com o início da época balnear e para evitar mais atrasos na disponibilização destas infraestruturas ao público, será a Cooperativa Praia Cultural a assegurar a gestão dos espaços neste primeiro ano de funcionamento.

Melhores condições para o Verão e para o Inverno

Com os investimentos agora inaugurados, nomeadamente no Bar do Abismo, Tibério Dinis frisou que a Freguesia dos Biscoitos “fica dotada de mais um espaço e com melhores condições para a prática da restauração e apoio à prática balnear, mas sobretudo, permitindo que esta infraestrutura tenha condições para laborar durante todo o ano, isto é, estamos em funcionamento também na época de outono/inverno”.
“A mais valia de toda a frente de mar dos Biscoitos é incalculável, porque representa aquilo que nos diferencia. Por isso, já em 2019, em esta zona balnear dos Biscoitos tinha vencido o galardão nacional de Praia Mais Acessível. Apesar de termos ganho este galardão, não ficamos por aí e procuramos melhorar aquilo que já tínhamos para oferecer, com os investimentos que agora inauguramos”, afirmou.

Época Balnear 2021

Aproveitando a ocasião, o Presidente do Município referiu que “está para breve a abertura oficial da época balnear 2021”, sublinhando que, mais uma vez, o Concelho da Praia da Vitória “está acima da média nacional na qualidade e quantidade de zonas balneares galardoadas que tem para oferecer”.
“A Praia da Vitória conta, este ano, com 9 águas balneares classificadas pela Direção Regional dos Assuntos do Mar. Estamos a falar de mais uma do que nos anos anteriores e a novidade é precisamente a Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas. Estamos acima da média, mas queremos sempre mais, pelo que nos cumpre agora, à Junta de Freguesia, à Câmara Municipal e ao Governo Regional, continuar a fazer o trabalho necessário para que a Calheta dos Lagadores/Fonte das Pombas possa ser classificada, formalmente, como zona balnear e candidatá-la à Bandeira Azul da Europa”.
Aliás, insistiu, “a Praia da Vitória tem liderado, em termos regionais, no número de zonas balneares distinguidas pela qualidade e sustentabilidade da Bandeira Azul, pois, somos o Concelho dos Açores com mais galardões da Bandeira Azul e mais galardões de Praia Mais Acessível, para pessoas idosas e com mobilidade reduzida. Tudo isto obriga-nos a investimentos constantes nas infraestruturas, mas, também, nas condições de segurança, processo que continuará a ser desenvolvido em articulação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e com a Capitania do Porto da Praia da Vitória e Polícia Marítima”.

Parque de Campismo dos Biscoitos

Tibério Dinis aproveitou ainda estas inaugurações para anunciar que “está a ser preparada a abertura do parque de campismo dos Biscoitos”, revelando que a concessão da infraestrutura deverá ficar a cargo de instituições da Freguesia.
“Da última vez que realizamos a Presidência Aberta aos Biscoitos identificámos a questão do parque de campismo como situação a resolver, dado que se encontra fechado. Lançamos então o repto ao associativismo local dos Biscoitos no sentido de saber se alguém, localmente, estaria disponível a explorar aquela infraestrutura, uma vez que, no passado, foram lançados muitos concursos, feitas muitas concessões, mas nunca tivemos o sucesso que todos almejamos. Assim, numa iniciativa que junta duas associações locais que já manifestaram à Câmara Municipal da Praia da Vitória a disponibilidade para gerirem o parque de campismo, vão agora ser diligenciadas as condições para que esta infraestrutura possa ter a valorização que esta Freguesia e o Concelho merecem”.
O autarca deixou ainda duas notas finais, para lembram “a importância estratégica” da existência nos Biscoitos das valências de Creche e CATL e da Escola Básica Integrada, “infraestruturas essenciais no âmbito das políticas de proximidade, educação e fixação de população”, disse.
A Creche e CATL (infraestruturas municipais concessionadas a privados) albergam crianças oriundas da Freguesia dos Biscoitos, mas também das vizinhas Freguesias de Quatro Ribeiras, Altares, Raminho e Serreta, pelo que “é fundamental continuar a investir e apoiar”, assim como a Escola Básica e Integrada que, “não sendo competência do Município, sempre temos vindo a apoiar na concretização de investimentos de melhoria e inovação do espaço”, realçou o edil, porque são “fundamentais nesta zona do Concelho e da Ilha”.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante