O município da Praia da Vitória promove, de 22 de maio a 05 de junho, a IV edição da Feira de Ambiente, que envolve um conjunto de palestras online dedicadas à vertente ambiental e também a apresentação da exposição “Agir em prol da natureza”, patente no Centro de Interpretação Ambiental do Paul da Pedreira do Cabo da Praia.
Com arranque previsto para este sábado, Dia Internacional da Biodiversidade, a sessão de abertura do evento decorre às 17h00, neste local, englobando, até 05 de junho, uma exposição que contará com presença de entidades que se têm destacado pelas boas práticas ambientais a nível local e regional.
Para Raquel Borges, vereadora com a competência de Ambiente, “esta iniciativa assume um papel preponderante na sensibilização da comunidade para a importância do ambiente, alertando para o impacto negativo das ações humanas no próprio, algo que tem de ser evitado para garantir equilíbrio natural do planeta”.
“A Feira de Ambiente visa, acima de tudo, dar a conhecer o trabalho desenvolvido por diversas entidades ao nível da consciencialização ambiental, promovendo o debate de diversas temáticas junto da comunidade e despertando a mesma para as mais valias de uma boa conduta no que concerne à preservação do ambiente”, destaca a edil praiense.
“Nos próximos dias, e além das palestras previstas online, teremos a presença no Centro de Interpretação Ambiental do Paul da Pedreira do Cabo da Praia das eco-escolas da ilha Terceira, dos projetos LIFE da Região Autónoma dos Açores, da Praia Ambiente, E. M, bem como do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. Gostaria de agradecer a todos pelo trabalho contínuo que têm desenvolvido ao longo do ano”, refere a autarca.
Temáticas ambientais a debate (via Zoom)
Inscrições abertas
No âmbito das palestras integradas na Feira de Ambiente, a 25 de maio, terça-feira, pelas 11h00, Eduardo Dias, docente da Universidade dos Açores, apresenta “A importância da paisagem na conservação da biodiversidade, em meios insulares”. No dia seguinte, 26, às 11h00, Anselmo Pires, Presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, aborda o tema “Leite biológico dos Açores”.
Na quinta-feira, 27, às 14h00, Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, apresenta a temática “Importância da educação em contacto com a natureza”.
A 28, sexta-feira, pelas 11h00, “Agricultores ecológicos, os guardiões da natureza” é o tema apresentado por Avelino Ormonde, da BioFontinhas.
Na segunda-feira, 31, às 11h00, Daniela Costa, do Conselho Consultivo para as Regiões Ultraperiféricas, aborda “A sustentabilidade das pescas nas regiões ultraperiféricas: o exemplo açoriano”.
A 01 de junho, terça-feira, às 11h00, a temática “Educação ambiental” é apresentada por Rosalina Gabriel, docente da Universidade dos Açores.
Na quarta-feira, 02, a partir das 11h00, decorre a palestra “Geodiversidade: a componente abiótica da natureza dos Açores”, por João Carlos Nunes, docente da Universidade dos Açores.
O conjunto de palestras culmina a 04 de junho, sexta-feira, pelas 11h00, com o orador convidado Francisco Maduro Dias, Presidente da Comissão Executiva da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, que aborda a temática “Património natural versus património cultural dos Açores”.
As inscrições podem ser efetuadas, nos próximos dias, para o mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo contacto 295 540 200, do setor de Ambiente e Zonas húmidas, indicando o nome, morada, profissão, entidade patronal, endereço de correio eletrónico e contacto telefónico.
Exposição “Agir em prol da natureza”
No período de 22 de maio a 05 de junho, o Centro de Interpretação Ambiental do Paul da Pedreira acolhe a exposição “Agir em prol da natureza”, que assenta na mostra de trabalhos alusivos às boas práticas ambientais.
A mesma pode ser visitada, nos dias úteis, das 09h00 às 16h00 (horário contínuo). Durante os fins de semana e feriados, a mostra estará patente ao público, entre as 14h00 e as 17h00.
Integram a mesma as seguintes entidades: Divertiláxia, Escola Secundária Vitorino Nemésio, Centro Comunitário da Terra-Chã, Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Escola Básica Integrada dos Biscoitos, Praia Ambiente, E.M, LIFE Beetles, LIFE IP Azores Natura, LIFE Vidalia e LIFE IP Climaz.
A esta exposição temporária junta-se a exposição permanente do Centro de Interpretação Ambiental, composta pela Biodiversidade do projeto LIFE CWR e pelo portfólio das atividades de sensibilização ambiental do Setor de Ambiente e Zonas Húmidas.
Serão cumpridas as normas definidas pelas Autoridades de Saúde em período de pandemia.