Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A escola “O Gu e a Tita” venceu o concurso “A Tua Escola é a Mais Amarela?”, promovido pela empresa municipal Praia Ambiente, visando sensibilizar a população escolar para a correta separação e reciclagem de embalagens no ecoponto amarelo.
O concurso, realizado em parceria com a Tetra Pak Portugal, teve como segundo classificada a escola da Base Aérea nº4 e, como terceiro classificada, a escola da Fonte Bastardo.
“Mais do que o pódio, o que importa sublinhar nesta iniciativa é a participação dos mais de 1300 alunos da comunidade escolar no Concelho, os quais reforçaram a sua sensibilidade para a separação e reciclagem de resíduos e, por essa via, tornaram-se embaixadores desta preocupação junto das suas famílias e amigos. É essa a importância e relevância destas iniciativas. Nos dois meses em que decorreu o concurso, foram recolhidas quase duas toneladas de embalagens”, sublinha Tiago Ormonde, presidente do conselho de administração da Praia Ambiente e vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“As crianças perceberam a importância da correta separação destes resíduos e levaram essa boa prática até às suas casas e às suas famílias, de uma forma didática e divertida, criando uma cadeia de reciclagem mais eficaz e eficiente, fundamental para conseguirmos alcançar a sustentabilidade ambiental”, releva o autarca.
As três escolas vencedoras foram contempladas com prémios atribuídos pela Tetra Pak Portugal. Ao primeiro lugar foram atribuídos 500 euros, o segundo lugar ficou com 400 euros e o terceiro classificado obteve 300. Todos estes valores terão de ser gastos em materiais sustentáveis.
As três escolas vencedoras alcançaram o pódio após registarem 5,8 quilos/aluno, 4,32 quilos/aluno e 4,17quilos/aluno, respetivamente.
O concurso envolveu 12 escolas, nomeadamente a Escola Francisco Ornelas da Câmara, com os 1º, 2º e 3º ciclos, a Escola Secundária Vitorino Nemésio, com o 3º ciclo, a Santa Casa da Misericórdia Praia da Vitória, com São Lázaro e Santa Rita, a Divertiláxia, O Gu e a Tita e as Escolas Primárias da Vila Nova, da Base Aérea nº4, da Fonte do Bastardo e do Porto Martins.
“A comunidade escolar desempenha um papel fundamental na missão de sensibilização para a separação de resíduos e a sua reciclagem, sendo que iniciativas como “A Tua Escola é a Mais Amarela?” permitem transmitir as melhores práticas de reciclagem de uma maneira cativante e lúdica, totalmente adaptada a estas faixas etárias”, refere Ingrid Falcão, responsável de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, empresa parceira no concurso.
O concurso conseguiu recolher cerca de 1 900 quilos de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), o correspondente a 228 525 caixas de leite/sumo pequenas.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante