Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Os costumes e as tradições caracterizados na obra “Fontinhas nas Fontes da sua História”, de Leandro Ávila, são “um contributo histórico importante na valorização da identidade cultural praiense, reforçando a dinâmica coletiva do Concelho”. A ideia foi veiculada pela presidente da Câmara Municipal, Vânia Ferreira, que esteve presente, na apresentação do livro, no passado sábado,06, no claustro da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no âmbito do Outono Vivo.

“As onze freguesias e Vila que integram o Concelho da Praia da Vitória são, sem dúvida alguma, ricas em costumes e tradições que, inevitavelmente, são contributo para a dinâmica cultural vivenciada hoje, naquela que é a nossa identidade enquanto povo. O livro apresentado reflete as particularidades da freguesia das Fontinhas, assumindo, sem dúvida, um papel relevante para a nossa história, deixando um legado único em cada um de nós”, referiu a autarca.

Na ocasião, a edil praiense salientou “o trabalho do escritor na criação desta obra, onde se encontram registados os costumes, tradições e festividades locais, bem como os feitos e obras de diversas figuras em prol do desenvolvimento da freguesia”.

“O historiador Leandro Ávila, pretende com este livro, marcar de forma holística a obra e a relevância histórica da freguesia”, sublinhou Vânia Ferreira.

Leandro Ávila é natural da freguesia das Fontinhas e professor. O autor realizou a recolha e a compilação do conhecimento histórico da freguesia, incluindo os seus costumes religiosos, tradições e envolvências culturais, além das personalidades que marcaram a freguesia, ao longo dos anos. Na obra é igualmente explicada a origem do nome da freguesia, bem como referência à padroeira Nossa Senhora da Pena.

 

Programa Outono Vivo 

ver mais em Agenda Praia Cultural

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante